O design de embalagens pode fazer toda a diferença para o seu produto. Ele pode destacá-lo ou fazer o consumidor ignorá-lo completamente. De que lado você quer ficar?
Vamos fazer um pequeno exercício? Pense na última embalagem que chamou sua atenção no supermercado:
- – Quais elementos específicos essa embalagem tinha?
- – Quais eram suas cores?
- – Qual o tamanho e o formato da embalagem?
- – Como o nome da marca estava disposto na etiqueta ou no rótulo?
- – E, acima de tudo, o que você sentiu ao olhar para ela?
O design de embalagens sempre desempenhou um papel importante nas estratégias de marketing, mas ultimamente, as marcas estão investindo cada vez mais em visuais únicos. Não se trata apenas de agradar os olhos do consumidor ou incentivá-lo a comprar. Elas querem criar uma identidade forte, fazer com que sua embalagem seja a mais admirada, a preferida, a top 10 das prateleiras.
Mas por que isso está acontecendo? Vamos descobrir isso juntos!
Nos últimos anos, o design de embalagens deixou de ser apenas uma forma de apresentação e tornou-se uma ferramenta poderosa de branding. Marcas estão cada vez mais focadas em criar visuais únicos, que não só chamam a atenção, mas que também constroem uma identidade forte.
Mas por que essa tendência? Vamos descobrir juntos!
O poder do visual no design de embalagens
O ser humano é naturalmente atraído por estímulos visuais. Desde os tempos antigos, objetos como o ouro atraíam multidões por seu brilho e valor aparente. Da mesma forma, uma embalagem bem desenhada pode gerar o desejo imediato de compra.
Olhar para ele despertava um desejo de querer ter aquilo para si, não importando o que fosse preciso para alcançá-lo.
Esse desejo de olhar e querer comprar um produto instantaneamente pode ser atingido quando uma marca gera as mesmas sensações que o “ouro” desperta no ser humano. Mas antes de sair pintando tudo de dourado e fazer as suas embalagens brilhantes, espere!
Vamos entender as sensações que um bom design de embalagens pode despertar:
- – Exclusividade
- – Luxo
- – Qualidade
- – Desejo
- – Curiosidade
Para conseguir despertar essas sensações, precisamos imaginar primeiramente que o nosso produto é valioso e em seguida, criar um design de embalagem que reflita esse valor.
Isso vai incluir:
- – Cores que transmitem identificação imediata com o que está sendo oferecido;
- – Formas que destacam o produto;
- – Tipografia que reflete a personalidade da marca;
- – Materiais que remetem à qualidade e durabilidade.
Por que o design de embalagens está cada vez mais atraente?
O avanço da internet proporcionou às marcas um palco mundial para expor suas criações. Hoje, uma pessoa do outro lado do mundo pode ver um produto no seu site, se apaixonar pela embalagem e comprá-lo. Simples assim!
Antigamente não era dessa forma. A visibilidade das marcas era mais limitada, com o marketing dos produtos sendo realizado localmente, ou então direcionado às redes de televisão e revistas (o que convenhamos, exigia uma boa dose de investimento).
Uma vez que esse palco ficou acessível a todos os modelos de negócio, muitos empresários começaram a investir mais no design de seus produtos e no design de embalagens para competir com as marcas e cair na graça dos consumidores.
Recapitulando: Com a expansão da internet, as marcas agora têm uma vitrine global. Um consumidor pode descobrir um produto do outro lado do mundo apenas com um clique. Por isso, o design de embalagens se tornou um diferencial competitivo crucial. Agora, a criatividade e inovação no design são essenciais para chamar a atenção dos consumidores.
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Como fazer seu produto ser o preferido nas prateleiras através da embalagem
Como mencionamos acima, se tornar o preferido das prateleiras vai exigir que o seu produto e embalagem transmitam uma qualidade e valor que se assemelham a “ouro”. O cliente precisa colocar os olhos no item e imediatamente pensar: “Nossa! Eu preciso disso agora!”
Para conseguir despertar esse desejo, teremos que agir de forma estratégica e colocar em prática 5 ações que consideramos indispensáveis no design de embalagens:
1. Estude as tendências de design e aplique-as de forma original
Tendências vêm e vão, mas compreender o que está em alta no momento pode ajudar a sua marca a se manter relevante e a atrair a atenção de um público que valoriza bastante a estética e inovação. Isso não significa que você deve seguir cada tendência cegamente: ao invés disso, use-as como inspiração para criar algo único que reflita a identidade da sua marca.
Por exemplo: se a tendência atual envolve o uso de embalagens sustentáveis e minimalistas, você pode incorporar esses elementos de maneira que se destaquem em relação aos concorrentes. Se não quiser optar pelo design totalmente minimalista, você também pode adicionar um toque de cor ou um detalhe inusitado que represente a essência da sua marca.
Recapitulando: Entender as tendências atuais pode manter sua marca relevante, mas não significa segui-las cegamente. Se embalagens sustentáveis estão em alta, por exemplo, você pode usar isso como inspiração para criar algo que se alinhe à identidade da sua marca, mas com um toque único.
2. Invista em materiais que agreguem valor
Materiais de alta qualidade não só protegem o produto, mas também comunicam um senso de valor e prestígio ao público-alvo. Quando um cliente segura um produto com embalagem robusta e com bom acabamento, a percepção de qualidade do produto é instantaneamente elevada, mesmo antes dele abrir a embalagem.
3. Explore a psicologia das cores para influenciar a percepção do consumidor
Cores têm um impacto enorme nas emoções e decisões de compra. Elas têm um poder imenso na maneira como percebemos e nos sentimos em relação a um produto. Portanto, podem evocar emoções, atrair atenção, influenciar decisões de compra e até mesmo fazer com que corramos para longe de um produto.
Por isso, escolher as cores certas para a sua embalagem é outro passo muito importante essencial para garantir que sua marca se comunique efetivamente com seu público-alvo. Cores quentes como vermelho e laranja podem estimular o apetite e a excitação, enquanto cores frias como azul e verde tendem a transmitir tranquilidade e confiança.
4. Crie uma tipografia que conecte com o público
O tipo de fonte, o espaçamento entre as letras, o tamanho das palavras na embalagem. Todos esses elementos podem comunicar diferentes mensagens ao consumidor. Por exemplo: uma tipografia moderna pode transmitir inovação e simplicidade, enquanto uma tipografia clássica pode evocar uma sensação de tradição e luxo.
Ao criar ou escolher a tipografia para a sua embalagem, é essencial considerar antes de mais nada quem é o seu público-alvo. Se você está vendendo para um público jovem, uma fonte contemporânea pode ser mais eficaz. Já se o seu produto é direcionado a um mercado de luxo, fontes mais elegantes e sofisticadas podem fazer com que o nome da sua embalagem se destaque.
Obs: A tipografia não pode ser apenas visualmente agradável, ok? Mas também fácil de ser lida e capaz de transmitir a mensagem certa da marca!
5. Teste e aperfeiçoe o design para garantir que ele se destaca
Mesmo após a criação de um design de embalagem que parece perfeito, é fundamental testá-lo em diferentes contextos para garantir que ele realmente vá funcionar.
Essa fase pode incluir, portanto, testes em prateleiras reais ou virtuais, onde o design é colocado ao lado de concorrentes para ver como ele se comporta, ou testes de percepção com grupos de consumidores, onde é possível obter insights sobre como a embalagem é recebida e quais emoções ela desperta.
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