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Descubra como funciona o algoritmo do Google e se destaque entre os concorrentes

Um dos termos tecnológicos do momento é "algoritmo". E um dos algoritmos mais incríveis e conhecidos é o do Google. Quer conhecer mais sobre ele?
como funciona o algoritmo do google

Embora muitos digam que sim, não existe resposta mágica para a saber como ocupar a primeira posição do Google. Mas um bom primeiro passo é entender como funciona o seu algoritmo.

Há centenas de técnicas que ajudam um site a aparecer nos primeiros resultados em buscas no Google e você já deve ter ouvido falar de boa parte delas. A verdade, no entanto, é que muitos desses métodos são suposições que, com o tempo, os profissionais da área de SEO testaram e viram que deram certo.

Isso é assim por causa de um personagem bastante falado na internet, que é tema desse artigo: como funciona o algoritmo do Google! O buscador não revela todos os segredos do que ocorre nos bastidores de uma busca, mas boa parte do processo de como ele funciona já é conhecido, e bastante usado em grandes sites.

Para quem pretende obter resultados para seu negócio por meio da busca orgânica (não paga), é obrigatório entender como o Google funciona. Vamos lá?

Como funciona o algoritmo do Google?

O Google funciona como uma grande biblioteca. Mas em vez de livros, ele coleta e organiza páginas da internet. Muita gente pensa que ao fazer uma busca, é possível encontrar qualquer conteúdo disponível na rede, mas não é bem assim que funciona.

Assim como numa biblioteca — pense na maior do mundo —, só será possível catalogar e organizar os livros que estiverem disponíveis no acervo. O mesmo acontece com o Google: primeiro as páginas da internet precisam entrar para o acervo do buscador (o que chamamos de indexação). Só depois disso, ocorre a organização da informação (o ranqueamento).

Há ainda um passo anterior a esses dois, que é o rastreamento. Portanto, em resumo, para que uma página da internet fique disponível na busca do Google, ocorrem três passos:

  1. rastreamento: quando os robôs do Google vasculham a internet em busca de páginas;
  2. indexação: quando esses mesmos robôs encontram as páginas e armazenam nos bancos de dados; e
  3. ranqueamento: ocorre quando uma pessoa realiza a busca e, com base nela e nos bancos de dados, o Google entrega as páginas da busca.

Quais os principais critérios de ranqueabilidade?

Agora sabemos o caminho entre o buscador descobrir a existência de uma página e entregá-la ao usuário. Entre todos os conteúdos rastreados e indexados, chegamos ao ponto central desse texto, que é a forma criada para entregar o melhor resultado possível na hora do ranqueamento. A partir daqui que você entenderá como o algoritmo do Google entra em ação!

Ele funciona analisando mais de 200 fatores de ranqueamento. O Google utiliza de sua inteligência artificial para compreender a intenção da busca do usuário e entregar os resultados o mais próximo possível do que a pessoa espera.

Durante muitos anos as técnicas de SEO giraram em torno de escolher uma palavra-chave específica inseri-la em muitos lugares da página. Hoje, graças à última grande atualização do algoritmo do Google, o algoritmo compreende de forma mais natural a intenção do usuário.

Para isso, tenha em mente que o algoritmo se baseia em 3 pilares centrais:

  1. o nível de conhecimento do criador do conteúdo;
  2. a autoridade de quem produz o conteúdo sobre o tema abordado; e
  3. a confiabilidade do criador, do conteúdo e do site em que está publicado.

As redes sociais podem ajudar no posicionamento?

Há uma boa discussão sobre o poder das redes sociais na autoridade de um site quando o assunto é SEO. Oficialmente, o Google não confirma essa influência, diferente do Bing, por exemplo, que é o segundo buscador mais usado no mundo e considera a reputação social nas redes como fator de ranqueamento.

Ainda assim, com uma boa estratégia de marketing digital integrada, o bom engajamento de uma empresa no Instagram e no Facebook ajuda a criar conhecimento, autoridade e confiabilidade para uma marca, além de tráfego qualificado para o site, que também colabora com o bom desempenho no momento das pesquisas.

Agora que você já sabe como funciona o algoritmo do Google, vamos sugerir outro ótimo conteúdo do nosso site que pode ajudar bastante nessa última etapa, saiba como aumentar o engajamento nas redes sociais. Confira!

Psiu!

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