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Descubra como fazer a análise da concorrência na área da saúde

Você já deu uma boa olhada a sua volta para descobrir quem são e o que fazem seus concorrentes? Não se trata de espionagem, na verdade, a análise da concorrência é algo saudável e que pode gerar insights para o seu negócio.

Na área da saúde, é comum ver profissionais de uma mesma especialidade se ajudarem em vez de competirem. Não é raro encontrarmos clínicas dermatológicas, por exemplo, com dois, três ou mais dermatologistas atendendo. Afinal, há demanda para todo mundo.

Por isso, mais do que conhecer a concorrência, é preciso aprender com ela. Como ela se comunica? Que estratégias utiliza para passar credibilidade? Como se comporta no meio digital etc.

Veja, agora, como fazer essa análise e acertar no seu plano de marketing.

Como analisar os concorrentes?

A primeira ação é descobrir quem são os seus concorrentes. Uma rápida busca no Google com as palavras-chave que definem o seu negócio, já ajuda. Você pode buscar pela especialidade, pelos concorrentes no bairro, na cidade, na região, pelo tipo de tratamento oferecido, pelo plano de saúde aceito etc.

Observe as primeiras sugestões do Google. Essas são as suas concorrentes diretas. O que esses médicos ou clínicas oferecem? Qual o seu diferencial? Por que elas se destacam na busca?

Depois disso, entre nos sites desses concorrentes e verifique:

  • se o site é responsivo, ou seja, se facilita a navegação e se apresenta bem em todos os dispositivos;
  • veja que tipo de conteúdo esses sites oferecem, se têm blog, qual a frequência de publicação;
  • verifique se os concorrentes têm páginas em redes sociais e como usam essas redes, se há relacionamento com os clientes, se há reclamações ou elogios nesses canais, como é o engajamento nas redes;
  • descubra que serviços oferecem além da consulta em si (se existe estacionamento próximo, agendamento online, se aceita planos de saúde e se facilita o pagamento de consultas, entre outros).

O que analisar no seu marketing digital?

Depois de descobrir as informações sobre a concorrência, analise o seu marketing. Pergunte-se o que os concorrentes fazem de diferente de você e no que você deveria melhorar.

Nessa hora, não adianta simplesmente copiar a estratégia da concorrência, é preciso analisar se ela serve para o seu negócio. Se serve, em que ponto você pode melhorá-la para se destacar.

Veja em que colocação nas buscas você está e tente entender por quê. Verifique as métricas das suas redes sociais e entenda de que forma pode melhorar o engajamento, o relacionamento com os clientes e atrair mais pacientes por meio delas.

Faça uma análise crítica das suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Coloque tudo isso em um documento e trace estratégias com base nele.

Quais as ferramentas para análise da concorrência?

A internet facilita muito na hora de pesquisar sobre a concorrência e de adaptar-se para se destacar perante ela. Existem ferramentas que auxiliam nessas tarefas.

O Google Alerts, por exemplo, manda um e-mail para avisá-lo todas as vezes que o concorrente for citado na internet. Basta programar essa opção, fornecendo os nomes da concorrência.

Outra ferramenta útil é o SemRush, que oferece insights, palavras-chave orgânicas e pagas, tráfego de palavras, entre outras informações sobre o seu site e da sua concorrência.

As próprias redes sociais têm, também, suas ferramentas, que fornecem métricas sobre o perfil do público que curte e comenta as suas postagens, bem como quais posts têm mais engajamento. Esse monitoramento é fundamental para saber se as suas estratégias estão funcionando.

Com a internet, a análise da concorrência ficou mais fácil e confiável. Aproveite as facilidades da rede e pesquise sem constrangimento, para descobrir como potencializar o seu negócio.

Você já usa estratégias de marketing digital? Preencha o fomulário online e descubra se elas são eficazes e o que fazer para otimizá-las!

Psiu!

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