Você já se deparou com um perfil que possuía diversos seguidores, porém pouquíssimo engajamento? Se isso já aconteceu com você, um dos motivos é a ausência de uma comunidade digital engajada.
No marketing, criar uma comunidade é garantir conexões e experiências únicas com os clientes em potencial. Que tal saber mais sobre esse assunto?
Por isso, neste artigo, você encontra tudo para entender um pouco melhor sobre o que é, como funciona e como criar uma comunidade nas redes sociais. Boa leitura!
O que é uma comunidade digital?
Pode até parecer óbvio, mas a comunidade digital faz parte de uma estratégia chamada “marketing de comunidade”. É voltada para que leads e clientes possam interagir e engajar com coisas em comum.
O seu principal objetivo é garantir uma maior aproximação desse público com a marca! Por meio da comunidade digital, é possível criar um grupo com interesses em comum nos produtos ou serviços oferecidos por você.
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Por que criar uma comunidade?
Estamos em uma era que apresentar um bom produto e atendimento eficiente, não é mais o suficiente. As pessoas querem experiências únicas, construir conexões, criar laços e identificação com a marca.
Por exemplo, é comum vermos contas com muitos seguidores, mas com baixo engajamento. Isso acontece por alguns motivos, como:
- ⠀• Conteúdo irrelevante;
- ⠀• Comunicação com o público errado;
- ⠀• Não possui um planejamento de comunicação;
- ⠀• Não sabe interagir com o público.
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Por essa razão, criar uma comunidade é a melhor forma de demonstrar humanização para aqueles que seguem o seu perfil. Isso, garante não só número de seguidores, mas também, pessoas engajadas e defensores da marca.
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5 passos para criar uma comunidade nas redes sociais
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- 1) Tenha um objetivo: para criar uma comunidade digital, primeiro, defina qual o seu objetivo. Após delimitar isso, é possível criar conteúdos que solucionem os possíveis problemas dos seus seguidores;
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- 2) Conheça sua persona: o segundo passo para criar uma comunidade é conhecer bem a sua persona. Assim, fica mais fácil fazer o planejamento de conteúdos que solucionem as dúvidas deles;
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- 3) Crie conteúdos relevantes: foque na qualidade do conteúdo, ao invés da quantidade. A ideia aqui é criar um calendário editorial com conteúdos úteis, que fazem o público perceber a necessidade do seu produto/serviço ou solução;
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- 4) Ouça seu público: outro passo importante para criar uma comunidade é ouvir os feedbacks dos seus seguidores para melhorar os processos e até mesmo propor soluções assertivas;
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- 5) Invista no relacionamento: para criar uma comunidade engajada é importante proporcionar um bom relacionamento com aqueles que seguem sua página. Afinal, mesmo que a automação não pare de crescer na internet, são pessoas do outro lado da tela.
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