Pular para o conteúdo

Como vender pelo WhatsApp: conheça as melhores dicas!

O Whatsapp é um canal importante de vendas e relacionamento com o cliente. Quer saber como vender pelo aplicativo? Confira nosso artigo!
como vender pelo whatsapp

O WhatsApp tornou-se um importante canal de vendas e relacionamento entre a empresa e o cliente. Sendo um aplicativo usado por uma ampla parcela do público, suas taxas de retorno tendem a ser bem maiores do que uma comunicação via e-mail marketing, por exemplo.

Neste texto vamos trazer algumas dicas de como vender pelo WhatsApp. Já de início, recomendamos o uso do WhatsApp Business, uma versão voltada para empresas e que pode se integrar a outros sistemas da companhia, proporcionando maior organização, praticidade e produtividade do time. Boa leitura!

Por que é importante saber como vender pelo WhatsApp?

Os consumidores estão em busca de empresas que ofereçam agilidade e personalização no atendimento. À medida que se usa o WhatsApp Business, as chances de construir um relacionamento sólido são maiores, em virtude da automatização de alguns processos e o uso de chatbots que fornecem respostas rápidas e tiram dúvidas recorrentes do público. Com base nisso, os principais benefícios que a empresa obtém são:

  • maior fidelização dos clientes;
  • possibilidade de atender um grande número de pessoas ao mesmo tempo sem perda de performance, principalmente com o uso de chatbots;
  • simplificação do ciclo de vendas, o que pode propiciar um aumento considerável de receita para o negócio.

Quais as melhores práticas para vender pelo WhatsApp?

Tão importante quanto um bom marketing é um processo de vendas enxuto, intuitivo e rápido ao consumidor. Para que ambos possam andar juntos e trazer receita recorrente ao negócio, deve-se adotar algumas boas práticas que você pode conferir nas subseções a seguir!

Primeiro contato

O WhatsApp propicia que o primeiro contato ocorra de forma rápida, o que facilita a jornada de compra do cliente até o fechamento do negócio. Às vezes o lead encontra-se impossibilitado de conversar naquele momento, e o contato via aplicativo pode ser usado para marcar uma conversa em um momento mais oportuno, por exemplo.

Fechamento

Uma funcionalidade do WhatsApp Business que ajuda bastante empresa e cliente é o pagamento pelo aplicativo. Dado que o Banco Central liberou tal recurso, ele pode ser usado para trazer simplicidade e rapidez ao processo de compra, bastando conectar a aplicação ao Facebook Pay ou conta da Cielo.

Pós-venda

Um bom pós-venda aumenta expressivamente as chances de fidelizar o cliente. O atendente pode usar o aplicativo na hora de se comunicar de forma ativa (ele entra em contato) ou passiva (o comprador solicita atendimento para tirar dúvidas ou fazer reclamações). Essa facilidade diminui as chances de o consumidor comprar do concorrente em uma próxima vez, além de ser um meio de repassar informações adicionais sobre o produto comprado e oferecer descontos em compras futuras.

Viu como vender pelo WhatsApp pode alavancar os resultados da sua empresa? Além de ser um importante canal de vendas e relacionamento com o cliente, é crucial que ele esteja integrado às estratégias de marketing da companhia, para que os impactos sejam, de fato, relevantes. Nós podemos ajudar o seu negócio a tirar o máximo de proveito do WhatsApp Business, pois somos uma agência com foco na geração de leads e produção de conteúdo para mídias sociais.

Entre em contato e converse com a gente! Vamos adorar atendê-lo 😉

Psiu!

Queres conteúdo gratuito?

Dicas, novidades e conteúdos exclusivos pra você. Deixe seu e-mail!

    Compartilhe esse conteúdo

    VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

    plugins premium WordPress