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Não sabe como recuperar clientes inativos? Veja 4 dicas!

Entenda como recuperar clientes inativos aplicando novas estratégias no seu negócio e entenda como o pós-vendas é relevante nesse processo.
como recuperar clientes inativos

Conquistar um cliente pode ser uma tarefa difícil, no entanto, manter o relacionamento entre empresa e consumidor, pode ser ainda mais desafiador. Nesse sentido, quando um cliente fica inativo no seu negócio, pode trazer muitos prejuízos, além de aumentar as chances dele recorrer a concorrência.

Por isso, você precisa saber como recuperar clientes inativos, a fim de manter os ganhos da sua empresa, bem como oferecer os melhores serviços ou produtos para o seu perfil de consumidor, sejam clientes finais, como de varejo ou B2B. Por meio de algumas estratégias é possível reverter a situação, como o pós-venda, que visa a garantia de satisfação do seu público.

Se interessou pelo tema? Então acompanhe na leitura a seguir 4 maneiras para recuperar os clientes inativos e aquecer o seu negócio.

1. Classifique os clientes inativos

O primeiro passo é conhecer bem cada um dos seus clientes, bem como o tempo que eles demoram para comprar ou consumir algum produto ou serviço prestado pela sua empresa. Por isso, você precisa fazer uma lista dos seus clientes como um todo e depois visualizar a última data de compra ou consumo deles.

Lembre-se de considerar o tempo de vida útil do produto ou serviço prestado, afinal isso interfere no intervalo que ele demora para acionar a sua empresa. Outras informações, como produtos adquiridos com a sua marca e frequência de compra também são informações relevantes para a classificação. Feito isso, é possível separar os clientes ativos, inativos e perdidos (são aqueles que atualmente só consomem com a concorrência).

2. Escolha os canais de comunicação

Depois da classificação dos seus clientes, é interessante acertar na comunicação com eles. Para isso, é necessário entender o tipo de canal mais utilizado pelos seus clientes, por exemplo, se eles tem um perfil mais jovem, podem acessar mais as redes sociais, como o Instagram.

Nesse sentido, para impactar os clientes, por mais que tenham perfis e necessidades diferentes, considere dividi-los em grupos de afinidade, faixa etária, renda e outras informações para utilizar o canal de comunicação mais adequado para cada divisão.

3. Estude o perfil dos clientes

Outro ponto importante com foco em como recuperar clientes inativos, é estudando o perfil deles. Depois de dividir em grupos e utilizar os canais de comunicação mais adequados para cada um, é necessário acompanhar como eles estão reagindo a essa comunicação. Alguns deles não abrem e-mails, por exemplo, mas podem ser ativados por meio de uma ligação.

Nesse sentido, é relevante ter conhecimento do que ele procura, a principal necessidade e a melhor solução para reverter esse cliente como ativo. Por isso, tenha um bom roteiro do perfil do cliente, bem como os argumentos mais importantes para conseguir convencê-lo.

4. Planeje o pós-venda

Por fim, mas não menos importante, planeje e invista em um pós-venda. Depois de ter estudado o seu cliente, entenda as questões que o levaram a inatividade e procure evitar isso com uma estratégia de pós-venda. Existem duas maneiras de aplicar esse método, sendo uma com foco em fidelizar o cliente à marca, aproximando o relacionamento. Já o outro, é dar suporte de comunicação para esclarecer dúvidas, por exemplo.

Agora que você sabe como recuperar clientes inativos, aposte em um plano de pós-vendas, pois além de garantir fidelidade e um bom relacionamento com o seu público, essa estratégia não exige investimentos altos, podendo contribuir com os ganhos da sua empresa.

Gostou deste artigo? Então aproveite e conheça 4 benefícios da gestão de relacionamento com o cliente.

Psiu!

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