Os dados de marketing têm ganhado cada vez mais relevância. Eles agregam precisão e segurança às estratégias, evitando tomadas de decisão baseadas em meras impressões ou opiniões.
Diante dessa tendência, saber como interpretar dados representa um enorme diferencial competitivo no mercado. Para lidar com a exigência e qualificar a sua estratégia, é importante transformar números em informações concretas e adaptáveis à realidade.
Aproveite a oportunidade, continue conosco por aqui e, ao longo do post, descubra métodos valiosos de interpretação de dados de marketing. Boa leitura!
Dados de redes sociais
Seja Instagram, YouTube, Facebook, Twitter ou outra, as redes sociais cumprem papel muito importante para campanhas de marketing. Por conta disso, entregam relatórios de dados que possibilitam análises de diferentes tipos.
O comportamento padrão dos usuários pode ser avaliado, assim como os resultados das ações. Para saber como interpretar dados nas redes sociais, confira alguns conceitos.
Engajamento
O engajamento mostra o poder de atração das publicações. Likes, comentários e compartilhamentos são ótimos exemplos, evidenciando se o conteúdo tem despertado interesse.
Alcance
A luta por visibilidade em ferramentas digitais é ferrenha, ou seja, conseguir um bom alcance orgânico, sem pagar por isso, significa que a marca está no caminho certo. O ideal consiste em acompanhar essa métrica dia a dia.
Taxa de conversão
O objetivo sempre é vender, portanto a taxa de conversão desempenha uma função vital, já que indica quantas vendas foram oriundas de ações nas redes sociais, além dos usuários que gostariam de desenvolver uma relação mais próxima.
ROI
O Return Over Investment (Retorno Sobre Investimento) também está presente em várias outras áreas. Nas redes sociais, quando se investe em determinada campanha para fazê-la ter mais impacto, é fundamental avaliar pelo cálculo (lucro – custo/custo).
Dados de blog e site
O marketing de conteúdo se baseia bastante em ferramentas como sites e blog, tratando a geração de materiais relevantes para o público como maneira de alimentar a jornada de compra e o funil de vendas.
Por isso, é importante monitorar alguns dados de marketing que essas plataformas oferecem.
Quantidade de acessos
Para entender a reação dos visitantes, a equipe de marketing deve entender quantos eles são. Essa métrica pode indicar a necessidade de melhorias de SEO ou conteúdo, por exemplo.
Duração média das visitas
Convenhamos que de pouca adiante uma quantidade alta de acessos se o período de permanência deles é baixo. Na realidade, isso evidencia uma falta de qualidade no material, assim como o contrário aponta que se segue o caminho certo.
Navegação
Quais páginas as pessoas mais acessam? Por quanto tempo? Depois que saem da página X, costumam visitar qual? Para a jornada de compra, a compreensão dessa sequência é bastante útil.
Se o número de visitantes do blog aumenta mas a taxa de conversão em leads continua baixa, por exemplo, pode ser que o conteúdo não esteja alinhado à persona, que os anúncios atraiam os visitantes errados, que a palavra-chave seja ineficiente etc.
Dados de e-mail marketing
Uma lista de e-mails é fruto de um árduo trabalho de marketing para que uma parcela do público forneça os próprios dados. Portanto, precisa ser administrada com cuidado.
Quem recebe e-mails da marca já está em um estágio mais avançado do funil, ou seja, de algum modo tem certo interesse no produto ou serviço. Existem duas métricas primordiais.
Taxa de abertura
Os e-mails realmente estão sendo vistos pelas pessoas? A taxa de abertura indica isso. Caso o número seja reduzido, é sinal de que o assunto poderia despertar mais curiosidade, por exemplo.
Clique em links
Uma vez aberto, o e-mail precisa gerar desejo no receptor. A inserção de links é uma ótima estratégia para estimular a jornada de compra, mas preste atenção na porcentagem de abertura desses links para não perder tempo e otimizar a produção dos conteúdos.
Para entender como interpretar dados, uma boa estratégia cumpre função essencial para facilitar essa análise. O marketing exige encadeamento de ideias, ou seja, todos os processos devem estar alinhados a garantia de resultados satisfatórios e cada vez melhores.
Já que está por aqui, aproveite a visita ao blog e confira quatro dicas para fazer um planejamento de marketing na sua empresa!