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Guia básico: como fazer anúncios que convertem no Facebook?

Você precisa anunciar no Facebook, mas não sabe como converter os anúncios? Aprenda agora como atingir o público certo aqui!
como fazer anúncios no Facebook

Para impulsionar suas ações na internet, escrever anúncios que convertem no Facebook pode ser um grande diferencial. As mídias sociais têm um grande público com o perfil do seu cliente ideal, não é mesmo? O fato é que o primeiro passo para fechar novas vendas é conseguir impactar essas pessoas. Por esse motivo, é muito importante saber como fazer anúncios no Facebook.

Devido ao fato de tantas pessoas estarem conectadas por um longo tempo, apostar em anúncios nessa rede social é uma estratégia cada vez mais importante para ter visibilidade e estimular as conversões. Mas você sabe como fazer anúncios no Facebook?

Neste post, daremos ótimas dicas para ajudá-lo! Acompanhe a leitura!

Como funciona o Facebook Ads

Facebook Ads são anúncios publicitários presentes no Facebook. Eles podem surgir na lateral da sua timeline, dentro de páginas, grupos, na própria linha do tempo etc. O Gerenciador de Anúncios do Facebook possibilita que diferentes formatos de Ads (anúncios) e modelos de segmentação sejam criados, a fim de que as empresas consigam alcançar seus públicos de interesse com mais eficiência.

Também é possível, dentro do sistema, criar as propagandas que surgem na rede social e impulsionar conteúdos, bem como gerar leads, estimular curtidas, possibilitar fan pages ou eventos, entre outras ações. Todas elas estão alinhadas com objetivos de negócios específicos e que podem auxiliar as empresas na plataforma.

No que consiste o Gerenciador de Anúncios

Ele é o início para a veiculação de anúncios no Instagram, no Audience Network, no Facebook ou no Messenger. É uma ferramenta bastante completa e avançada para criar anúncios, administrar onde e quando eles serão veiculados e monitorar o desempenho das campanhas. No entanto, foi também desenvolvido para anunciantes com qualquer nível de experiência.

Esse gerenciador auxilia na edição do orçamento, do público, das opções de posicionamento e dos anúncios em massa. É possível copiar, pausar ou relançar suas campanhas de anúncios quando você quiser. Além disso, as ferramentas de relatório auxiliam a verificar se seus anúncios estão tendo o resultado esperado.

Como fazer um anúncio patrocinado no Facebook

Apostar em anúncios no Facebook é uma excelente forma de complementar as estratégias de marketing digital e de levar a empresa a outro nível. Logo, é hora de aprender como fazer anúncios no Facebook e colocar a mão na massa!

Defina as personas e os objetivos

Antes de utilizar a ferramenta de anúncios no Facebook e criar as campanhas, é necessário dedicar um tempo ao planejamento. Essa é uma etapa essencial para que as suas campanhas sejam eficazes e obtenham êxito. Afinal de contas, é necessário manter o foco no público do seu negócio e nos formatos apropriados para aumentar as verbas.

Primeiramente, é preciso conhecer bem os objetivos pretendidos com a campanha realizada. Quando se trata dos anúncios no Facebook, essa é uma informação ainda mais relevante, visto que ela definirá o tipo de campanha a ser criada.

É necessário também determinar as personas do seu negócio. Compreender o perfil demográfico, os problemas a serem resolvidos e os interesses do público auxiliará na segmentação das campanhas, além de otimizar os resultados.

Crie a campanha

Agora que você já sabe seu objetivo e para quem vai direcionar os anúncios, pode criar a campanha no Facebook.

Há 2 formas de criá-la:

  • clicando na opção “impulsionar publicação”, no post que você quer patrocinar;
  • utilizando o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Na primeira alternativa, é possível ver todos os tipos de anúncios e campanhas, inclusive relatórios bem mais completos. Em contrapartida, a 2ª opção geralmente é melhor para criar e verificar os anúncios. Caso você vá direto ao impulsionamento do post, é possível criar uma campanha de engajamento. Na verdade, essa é a hora de selecionar o tipo de campanha a ser criada.

O Facebook realiza a divisão das campanhas em 3 partes. Veja!

Reconhecimento

Esses anúncios de reconhecimento são exibidos para as pessoas com maior chance de prestar atenção neles. Para tal, o Facebook realiza um cálculo do número de pessoas que provavelmente se lembrarão do anúncio por pelo menos 2 dias e utiliza essa métrica como principal indicador da campanha. Esse tipo de anúncio não é para quem está à procura de vendas, mas sim para quem quer realizar ações na construção de marca.

Consideração

São os anúncios que já procuram algum tipo de resposta do público. Isto é, a persona está mais avançada nessa jornada de compras. É nessa etapa que você vai encontrar os formatos de anúncios de engajamento, o acesso ao site, a geração de leads, entre outros. É importante dizer que, atualmente, o Facebook viabilizou também a possibilidade de anunciar na página inicial do aplicativo móvel do Messenger, proporcionando mais diálogos com a marca.

Conversão

Os anúncios de conversão no Facebook são focados em visitas ao estabelecimento físico, em vendas ou em qualquer outra atividade externa que você deseje. É possível instalar um pixel de conversão do Facebook em seu site, por exemplo, e atingir novamente quem entrou em alguma página, mas não conseguiu concluir a ação. Essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas!

Defina a segmentação, o posicionamento dos anúncios e a verba

Depois de selecionar o tipo de campanha, você será direcionado para a ferramenta em que começará a segmentar os anúncios. É possível selecionar interesses e alguns comportamentos, além de dados demográficos (como idade, sexo, estado e país).

Vamos supor que a sua organização venda softwares de gestão para pequenas empresas. Já pensando na persona, observe quais interesses esse público poderia ter dentro do Facebook. Empreendedorismo, gestão e notícias seriam alguns exemplos nesse sentido. É possível também segmentar a campanha para aqueles que têm uma inclinação a realizar compras na internet ou para indivíduos com uma certa renda familiar, entre outras opções.

Nesse instante, o Facebook ainda solicitará que você selecione os posicionamentos dos anúncios. Há várias alternativas, como os vídeos sugeridos, a coluna da direita, o feed dos usuários, o Messenger e as opções para o Instagram.

Por fim, você também deverá determinar o período de veiculação da campanha e o orçamento. Há a alternativa de orçamento diário e de uma verba a ser investida em um certo período. Inclusive, é possível selecionar os dias e horários de veiculação dos anúncios.

Crie os seus anúncios

Os textos e as imagens dos anúncios também são relevantes para o sucesso da instituição. Afinal de contas, é possível passar a mensagem de maneira objetiva e ainda se destacar diante dos posts dos amigos da sua persona. Vale dizer que os anúncios com menos de 20% de texto na imagem obtêm um desempenho melhor no Facebook.

Por esse motivo, utilize a imagem do anúncio ou do post como um complemento visual e deixe as informações para o título e o descritivo. Cuidado com isso! Uma ótima dica é sair do padrão, a fim de conseguir se destacar com os seus anúncios, principalmente no seu ramo de atuação.

Isso significa apostar em ofertas, cores e textos que sejam únicos e diferentes. Desde que seja seguida e respeitada a política do Facebook, buscar o fluxo contrário pode ser tudo o que seu negócio precisa para conseguir ganhar mais destaque.

Como fazer um bom anúncio no Facebook

Estamos chegando ao final do nosso guia básico sobre como criar anúncios que convertem no Facebook. Além das dicas dadas anteriormente, é possível adotar algumas estratégias para otimizar os ganhos. Algo que ajuda a compreender melhor o que traz mais resultados é realizar testes A/B, isto é, veicular anúncios com pequenas modificações de imagem, texto ou segmentação.

Uma excelente oportunidade de otimizar a sua base de clientes é o recurso de criar “audiências similares”. Consequentemente, é possível acrescentar uma base de e-mails no Facebook e atingir pessoas com perfil similar na rede. O foco também pode fazer toda a diferença nos resultados de uma campanha no Facebook. Devido ao fato de existirem muitas possibilidades na ferramenta, a vontade de utilizar todas ao mesmo tempo acaba sendo grande.

No entanto, é importante ressaltar que é bem melhor direcionar os esforços para conseguir atingir os objetivos do que tentar permanecer em todos os lugares ao mesmo tempo, somente com o intuito de aparecer mais do que a concorrência. Para tal, faz toda a diferença ficar de olho nos resultados das campanhas e, especialmente, compreender o desempenho da sua página no Facebook e o comportamento dos seguidores.

O segredo é acompanhar todas as métricas que o Facebook oferece em conjunto e cruzar os aprendizados, a fim de criar campanhas cada vez mais eficientes.

Quanto custa um anúncio

Nessa opção, é possível escolher o tipo de orçamento esperado para a campanha do seu negócio. Algumas redes sociais, como Instagram e Facebook, disponibilizam dois tipos de orçamentos: um vitalício e um diário. No último, você determina quanto está disposto a pagar em média por dia para um conjunto de anúncios. Já no vitalício, você define essa quantia para toda a vida útil do anúncio.

Porém, a rede social assegura que, em grande parte dos anúncios, o valor diário mínimo vai de US$1 a US$5.

Se o seu objetivo é impulsionar uma publicação da sua página, o valor mudará conforme as suas pretensões. Isto é, tudo dependerá do tamanho do alvo que você deseja alcançar. Lembrando que é importante não se esquecer de definir a programação, que permitirá que seu anúncio rode por tempo indeterminado, até que você crie um período fixo durante o qual ela ocorrerá ou interrompa a campanha.

Como atingir o público certo no Facebook

Depois de criada a conta, é o momento de direcionar o seu anúncio. Na tela “Público”, é possível navegar pelas alternativas ofertadas pela plataforma a fim de determinar de maneira precisa quem deve ser alcançado por sua campanha. É possível estabelecer faixa de idade, gênero, localizações, interesses, idiomas e muito mais.

Um quadro à direita da tela vai atualizando o tamanho do público definido por você em tempo real. Lembre-se de que quantidade nem sempre significa qualidade. É primordial saber dados sobre as pessoas que se interessam pelo seu produto, como a idade média, para não gastar recursos dialogando com quem não está interessado.

Como monitorar os resultados

Vá no Gerenciador de Anúncios, depois de terminada a campanha, e realize uma análise de métricas detalhadas, com os relatórios disponíveis na área para você. Esses dados serão de suma importância para auxiliar na otimização do seu desempenho na próxima campanha e melhorar os seus futuros anúncios.

É recomendado que você acompanhe os indicadores e faça pequenos ajustes e melhorias para otimizar os resultados. Existem siglas que farão fazer parte da sua rotina, como CPM e CPC. A primeira é o custo por clique, que determina a quantia a ser dada para o Facebook a cada clique no seu anúncio. Já o CPM realiza a cobrança a cada mil visualizações do anúncio, independentemente de interações ou cliques.

Ainda é possível que o Facebook realize a cobrança por aquisição ou por engajamento, variando conforme o tipo de campanha escolhida. Além desses indicadores, é essencial prestar atenção no alcance e na frequência de exibição dos anúncios. Essas métricas podem mostrar se o conteúdo está adequado ou se você deve mudar a divisão das campanhas.

Dependendo da sua meta e dos seus objetivos, exibir para as mesmas pessoas o mesmo anúncio, repetidas vezes, pode ser prejudicial. Além disso, ter um enorme alcance e um número pequeno de cliques pode ser um sinal de que algo não está de acordo com as suas estratégias.

Entendeu como fazer anúncios no Facebook que convertem? O grande segredo é acompanhar todas as métricas oferecidas pela rede social em conjunto e utilizar as dicas dadas neste guia para criar campanhas cada vez mais efetivas. Com alguns passos simples, é possível iniciar a sua campanha no Facebook e atingir grandes resultados com um orçamento bem pequeno. Esperamos que este guia tenha sido útil para você e que o ajude a conquistar os objetivos do seu negócio.

Agora que você já sabe como fazer anúncios que realmente convertem no Facebook, entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Para isso, basta acessar nossa página!

Psiu!

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