Para alcançarem resultados de sucesso, estratégias de marketing devem passar por diversos processos bem planejados. Saber como fazer a jornada do cliente, aliás, é uma das etapas de maior importância ao longo do projeto.
A jornada do cliente consiste, basicamente, na trajetória do consumidor desde o primeiro contato com determinada marca. Trata-se de uma espécie de linha do tempo dessa relação até o fechamento de uma compra e o pós-venda.
O grande objetivo é identificar problemas, dúvidas e necessidades do público. As pessoas prezam por experiências positivas, e não apenas pelas características do produto ou serviço. Confira o post e saiba como ser eficaz nas três principais etapas da jornada!
Aprendizado e descoberta
Este é o passo inicial. Aqui, o consumidor sequer identificou que precisa de algum produto ou serviço. Muitas vezes, ele ainda não conhece nem a sua marca, ou seja, carrega apenas uma dúvida, uma pulga atrás da orelha sobre determinada questão.
Com isso em mente, a abordagem precisa ser pouco invasiva; mais suave. Buscas no Google ou navegações em redes sociais são bons exemplos de ações comuns entre usuários da etapa de aprendizado e descoberta, apenas procurando por informações sem compromisso.
O posicionamento da marca, então, deve transmitir cautela. Vale jogar ”pistas” para que esse cliente em potencial vá conhecendo a identidade da empresa. Não é hora de falar a respeito das próprias qualidades, mas sim de educar essa pessoa para que ela consiga absorver alguma informação relevante a partir do contato.
A intenção ainda não é vender, concentrando o foco em entregar soluções de valor. Nesta fase, portanto, a marca pode apostar em conteúdos como blogposts e infográficos educativos.
Reconhecimento do problema
O passo seguinte para você saber como fazer a jornada do cliente ainda não envolve a busca por vendas. É o momento em que o usuário identifica que tem uma necessidade específica para sanar. Esse reconhecimento se origina nos conteúdos que ele consumiu com a marca, mas por conta própria, apenas auxiliado pelo material produzido.
A partir daí, o cliente vai percebendo que não consegue resolver o problema sozinho, ou seja, precisará do auxílio de algum produto ou serviço. E então entra em cena o potencial da empresa para ser útil nesse cenário.
Os conteúdos, portanto, devem ser mais aprofundados e com especificidade um pouco maior. Dá para falar de si mesmo, porém sem tanto afinco, apenas por cima. A relevância dos materiais ofertados faz com que o público sinta credibilidade e autoridade ao avaliar a marca.
É importante gerar identificação, mostrando que a empresa entende a dor pelo qual o potencial consumidor passa. Assim, vai aproximando essa pessoa da decisão de compra, mas ainda restam outras etapas. No reconhecimento do problema, vale usar blogposts, e-books e webinars, por exemplo.
Decisão de compra
Por fim, chega a hora da decisão do cliente. Após passar pelas outras etapas, ele já sabe que tem uma necessidade e que a marca pode ajudá-lo a solucioná-la. No entanto, ainda compra as alternativas à disposição.
Se chegou até este estágio, o usuário está propenso a investir na marca que o auxiliou desde o princípio. A reputação já foi criada, o que significa que é o momento de ser mais incisivo, abordando as qualidades da empresa e dos produtos ou serviços ofertados por ela.
Depoimentos de outros consumidores, cases de sucesso, testes grátis, recomendações, comparações… É esse tipo de material que o cliente procura na fase de decisão. Um contato direto pode render bons resultados também, sempre com a devida atenção para não parecer invasivo na abordagem. Criando o cenário ideal, ele tende a efetuar a compra.
Conforme observamos, saber como fazer a jornada do cliente é incrível e, ao mesmo tempo, simples. Após passar por todas as etapas, a marca garante um consumidor educado, preparado para finalizar o negócio e satisfeito pelas experiências vivenciadas desde o começo.
Nesse contexto, uma agência especializada pode fazer toda a diferença na eficiência de uma estratégia. É a parceira ideal para otimizar cada uma das fases da jornada, criando um mapeamento assertivo de todos os estágios.
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