Você já deve ter visto em postagens do Instagram aquelas palavras colocadas após o “#”, não é mesmo? Pois é, essas são as famosas hashtags, que têm uma importância fundamental dentro de uma estratégia nessa rede social. Seu objetivo é segmentar o conteúdo de uma página, de modo que as pessoas o encontrem com facilidade, contribuindo para expandir o alcance da publicação.
Dito isso, é indispensável conhecer quais são as principais boas práticas na adoção de hashtags, para que a empresa consiga bons resultados no Instagram, em termos de alcance das postagens e vendas. Nos tópicos a seguir falaremos de 4 maneiras de como escolher hashtags, de modo que o negócio consiga se destacar na plataforma. Boa leitura!
1. Pesquisar as tags relacionadas ao negócio da persona
Se a empresa comercializa materiais esportivos, por exemplo, a recomendação é procurar por hashtags relacionadas, como “#esporte”, “#competição” e “#saudedocorpo”. Se uma publicação for voltada para uma modalidade específica, é possível também apostar em tags direcionadas a esses esportes. Mesmo quem ainda não segue o perfil dessa empresa, mas segue alguma hashtag citada, as chances de ganhar novos seguidores passam a ser maiores.
2. Analisar as hashtags utilizadas pela concorrência
Acompanhar os concorrentes e saber quais hashtags eles estão usando ajuda a ter uma ideia sobre quais termos costumam dar um alcance maior à publicação. Também é possível levantar informações como o volume de cada hashtag e se existe alguma sendo usada por todos os concorrentes. Dessa forma, fica muito mais fácil saber se usar essas palavras vale a pena ou se é preferível explorar outras tags relacionadas ao nicho de atuação.
3. Avaliar as hashtags populares no momento
O uso de hashtags populares pode ser vantajoso ou não. O lado bom é que a visibilidade das publicações pode aumentar, trazendo mais seguidores qualificados para a página. No entanto, como muitas pessoas e concorrentes estão usando essa hashtag, as chances de a sua postagem se perder em meio às outras é muito grande.
Para resolver esse problema, uma boa dica é mesclar entre hashtags populares ou genéricas e outras mais específicas, que embora tenham um volume menor de publicações, aumentam as chances de visualização e engajamento com a postagem.
4. Não exagerar na quantidade de hashtags
O Instagram penaliza publicações com um número excessivo de hashtags na descrição da postagem. A recomendação nesse caso é colocar entre três e cinco hashtags na legenda e as demais no comentário. Sempre é importante deixar claro que vai depender do nicho e da publicação, portanto, não adianta inserir uma tag aleatória, pois, mesmo se o alcance for alto, as pessoas dificilmente se sentirão atraídas a seguir a página.
Outra dica importante é não usar hashtags ao longo do texto da descrição, como no seguinte exemplo: “Você gostaria de dar um #presente #inesquecível para sua #mãe? Então acesse nossa #loja e confira nossos #produtos! Estamos com diversas #promocoes!”.
Em uma rede social como o Instagram, é preciso apostar não só em apelo visual, mas também em um texto que seja fluido e claro, para que a audiência tenha interesse em seguir a página ou conhecer os produtos da marca.
Viu como é importante saber como escolher hashtags para o Instagram? O objetivo é segmentar o conteúdo de uma página, de modo que as pessoas o encontrem, possam interagir e conhecer os produtos da marca. O bom uso das hashtags contribui para que o perfil seja seguido por um público com potencial de fechar negócio com a empresa no futuro.
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