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Como analisar a concorrência? 3 ferramentas para você utilizar

Conheça 3 ótimas ferramentas para fazer análises sobre os concorrentes com muito mais praticidade e eficiência para seu negócio.
Como analisar a concorrência

Se você chegou até este post enquanto procurava saber mais sobre como analisar a concorrência, é muito provável que já tenha consciência do quão importante é ficar por dentro das estratégias, dos preços praticados e de todo tipo de ação realizada pelas empresas que disputam a atenção de seu público-alvo.

Felizmente, na era da transformação digital, podemos contar com uma infinidade de soluções tecnológicas que auxiliam o processo de análise dos concorrentes de forma prática, automatizada e eficiente.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você saiba como analisar a concorrência por meio de três incríveis ferramentas. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

1. SEMRush

Um dos recursos mais utilizados por profissionais de vendas e marketing, o SEMRush é uma ferramenta desenvolvida especificamente para a análise de concorrentes. Com uma interface intuitiva e funções de fácil manuseio, basta você digitar a URL da empresa que deseja analisar e, com um clique, terá acesso a uma grande variedade de informações, como:

  • volume de tráfego do site;
  • backlinks;
  • pesquisas orgânicas;
  • keywords usadas e mais bem posicionadas;
  • anúncios no Google.

Tudo isso é visualmente disponibilizado na tela de seu computador ou smartphone, o que facilita bastante a compreensão dos dados obtidos. Mas, para liberar algumas funcionalidades, é claro que é preciso pagar por uma licença.

2. Mention

Se o seu foco for saber como analisar a concorrência em termos de social media, o Mention certamente é a ferramenta ideal, pois conta com funcionalidades bem interessantes focadas em redes sociais, blogs, vídeos e muito mais.

De forma simplificada, basta procurar por um determinado termo, que pode ser o nome de uma empresa ou uma palavra-chave, por exemplo. Então, o software mostrará tudo que estiver disponível na internet relacionado à sua pesquisa, isto é, nos canais de comunicação digitais.

A partir disso, é possível obter alguns dados, como a frequência com a qual o termo foi mencionado, quantas vezes os usuários pesquisaram, entre outros aspectos cruciais para o desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing digital.

O Mention proporciona uma usabilidade bastante parecida com o próximo item de nossa lista, permitindo que você faça análises cruzadas a respeito do que as pessoas estão dizendo nas mais diversas mídias sociais e a melhor parte é: ele é totalmente gratuito!

3. Google Alerts

Não é nenhuma novidade que o Google contribui bastante para o desenvolvimento de empresas do mais variados portes e segmentos do mercado, oferecendo uma infinidade de ferramentas gratuitas, não é verdade?

Entre elas, o Google Alerts é uma das mais importantes para quem deseja saber como analisar a concorrência. Como consta no próprio nome, basta cadastrar os termos mais relevantes para a sua marca que ela enviará notificações relacionadas — sempre que algo novo for publicado na internet — diretamente para você.

Como você pôde contemplar neste material sobre como analisar a concorrência, para realizar esse tipo de estudo com mais eficiência, é preciso usar as funcionalidades de cada ferramenta de forma conjunta, isto é, aproveitar os melhores recursos que cada uma tem a oferecer e identificar oportunidades que se alinhem aos objetivos de seu negócio.

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