Com a produção de conteúdo intensa para blogs e redes sociais, a preferência por certos formatos foi se desenvolvendo e o material que absorvemos foi ficando cada vez mais visual e auditivo. Com isso, os conteúdos de vídeo estão mais populares nas plataformas e redes sociais, conquistando um espaço cada vez maior na web.
Um bom vídeo precisa não só oferecer conteúdo de qualidade, mas também ter uma apresentação estética agradável e atrativa, afinal a parte visual é exatamente o que vai fazer com que a pessoa decida se vai ou não continuar consumindo o conteúdo. Para isso, separamos 5 dicas para montar um cenário para vídeos. Confira a seguir!
Escolha a parede ideal
O primeiro passo é escolher uma parede – a princípio vazia – para a montagem do cenário. Fique atento a objetos indesejados que não podem ser removidos caso você queira explorar e ter mais liberdade em alguns aspectos de decoração. Paredes planas são práticas e fáceis de manejar, além de serem uma ótima escolha para começar.
Se todas as paredes planas estiverem ocupadas ou não forem muito harmônicas para um cenário para vídeos, outra opção é escolher quinas – onde as paredes se encontram. Se a quina for posicionada no centro da câmera, o fundo pode dar uma sensação de profundidade e simetria, o que torna o cenário visualmente agradável.
Delimite a área do cenário
Ao escolher a parede ideal para a produção do conteúdo, comece posicionando a câmera. Atenção à centralização no enquadramento, pois a simetria é importante para trazer conforto visual.
Deixe espaço livre – a chamada área de respiro – em torno da pessoa que estará no vídeo para que elementos de decoração se comportem na composição. Ele serve como um descanso para o olhar e para que o resultado final não fique “sufocado”.
Escolha a temática do cenário
A escolha da temática deve estar alinhada com o assunto tratado no vídeo e obviamente ao público a que ele é direcionado.
A variação entre sério e descontraído, clean e cheio de informação vai dar o tom para a comunicação e isso será um ponto-chave para o público decidir se continua vendo o vídeo ou não.
Planeje a decoração
Escolhida a temática do cenário, a próxima etapa é o planejamento da decoração. As cores têm o poder de atrair e entregar a mensagem do conteúdo, então vale a pena se atentar a conceitos de psicologia das cores. A escolha de pinturas ou papéis de parede vão contribuir e muito para o clima do vídeo.
Escrivaninhas ou prateleiras com objetos temáticos ajudam a quebrar a seriedade do vídeo e deixar um ar mais dinâmico. Atente-se ao fato de que quanto mais objetos, maior o fator de distração. Para direcionar mais o foco ao locutor, lembre-se de colocar elementos de decoração em planos de fundo para que a atenção fique centrada na pessoa que entrega o conteúdo.
Teste a iluminação
Iluminação é definitivamente um fator importante para gravar vídeos. Mesmo com um fundo plano e sem decoração, a iluminação pode dar um tom extremamente profissional se feita de forma adequada.
Brincar com cores na luz de fundo é uma alternativa para quebrar a seriedade e pode ser feita até com uso de celofane na frente das lâmpadas. Atenção à luz principal, que deve iluminar a pessoa por um ângulo, e à luz de preenchimento, que visa suavizar sombras duras causadas pela luz principal.
Lembre-se que o aspecto visual é determinante para passar confiança e fazer com que as pessoas fiquem interessadas no conteúdo.
Apesar de parecer simples, existem vários detalhes e técnicas que fazem uma diferença enorme na apresentação do vídeo. Para um resultado impecável, é possível contratar o serviço especializado de uma agência, e nós podemos te ajudar na produção de vídeos de qualidade que sejam atraentes para o seu público.
Gostou das dicas? Aproveite para alguns conhecer alguns erros que você deve evitar ao gravar vídeos.