As campanhas sazonais são estratégias de marketing que visam atrair cada vez mais clientes para o negócio e fidelizar consumidores em uma data ou em uma época específica do ano, como o Dia das Mães, o Dia das Crianças, o Natal etc. Mas, para que a estratégia funcione como o planejado, é preciso investir em algumas ações: e-mail marketing, marketing de conteúdo, anúncios, outdoors, panfletos, entre outras.
Quer entender melhor como funcionam as campanhas sazonais? Confira todos os tópicos do artigo e boa leitura!
Qual é a importância de planejar campanhas sazonais de marketing e vendas?
As datas sazonais conseguem promover o aquecimento de diversos negócios. Isso porque possibilitam estimular o aumento do consumo de produtos, de bens e de serviços, dando mais visibilidade e vantagem competitiva para diversas marcas que usam esse tipo de campanha.
Isso significa que as campanhas sazonais são excelentes para que seja viável se adaptar à realidade do negócio, vender mais durante todo o ano e elaborar estratégias que o ajudem a alcançar os objetivos do empreendimento.
Como fazer campanhas sazonais nas redes sociais?
Para descobrir como realizar campanhas sazonais de sucesso nas redes sociais, é preciso seguir algumas dicas. Veja abaixo!
Planeje e defina a estratégia
O primeiro passo que você deve adotar é escolher bem as datas comemorativas que vão fazer parte da sua campanha sazonal. Ou seja, é importante atentar não só às datas principais, como o Natal e o Dia das Mães, mas também àquelas que sejam interessantes para o seu empreendimento.
Escolha a mensagem da sua campanha
Nesse ponto, você precisa definir a mensagem que deseja transmitir para o seu público-alvo. Essa informação é fundamental para que o consumidor seja conduzido da forma correta na jornada do cliente, realizando a finalização da compra.
Por isso, é importante pensar exatamente no que você quer dizer e como isso vai chegar até a audiência nas redes sociais. Os formatos podem variar, como Reels, post patrocinado, quiz, carrossel, entre outros.
Crie um cronograma
Criar um cronograma também faz parte do planejamento de campanhas sazonais. É nessa etapa que você vai definir as datas em que as postagens serão publicadas, lembrando que a campanha deve ser divulgada com data de início e de fim para que fique claro que há um prazo determinado para aproveitar a promoção.
Faça parcerias
Fazer parcerias com empresas de segmentos complementares ao seu pode ser uma ótima estratégia de marketing para as campanhas sazonais. Por meio de posts colaborativos no Instagram, por exemplo, você poderá divulgar a mesma postagem no perfil da sua empresa e no do seu parceiro de negócios. Essa ação é fundamental para gerar mais audiência e engajamento e, assim, mais pessoas tomarão conhecimento das campanhas do seu empreendimento.
Além das dicas que elaboramos ao longo do artigo, para que você consiga ter campanhas sazonais de impacto, é importante ter o apoio de uma empresa experiente na área de marketing e vendas. Um exemplo disso é a Agência Jokerman, que tem uma grande preocupação com o relacionamento da sua marca junto ao público que a segue. Afinal, o público é o ponto-chave para o sucesso do seu negócio. Então, não deixe de contar com o apoio de quem entende do assunto.
Ficou curioso para saber mais sobre como podemos ajudar nas campanhas sazonais do seu negócio? Entre em contato conosco!