Já ouviu falar em buzz marketing? Essa estratégia pode ser usada para ampliar a visibilidade sobre uma marca, produto ou serviço! Saiba mais neste post.
No universo do marketing, existem muitas estratégias que podem ser aplicadas para promover produtos, serviços e marcas.
Uma delas é o buzz marketing, que se concentra em realizar ações para captar a atenção do público-alvo e fazer com que ele próprio fale sobre uma campanha ou produto.
No artigo de hoje explicaremos o que é buzz marketing, quais são seus benefícios e qual a diferença entre buzz marketing e marketing viral.
Mostraremos também como a sua empresa pode viralizar o seu produto ou negócio, a partir dos pilares dessa estratégia. Acompanhe!
O que é buzz marketing
O buzz marketing é uma abordagem que visa gerar um grande entusiasmo e discussão em torno de um produto, serviço ou marca.
A aplicação da estratégia é feita de forma intencional pelo time de marketing, podendo ser realizada a partir da publicação de um conteúdo viral, por exemplo, ou com o envolvimento de influenciadores.
Existem diferentes tipos de buzz marketing que podem ser aplicados nas campanhas, sendo eles:
- Buzz cômico, que gera humor e simpatia do público;
- Buzz polêmico, que gera discussão e debates ao redor de um determinado tema;
- Buzz indignante, que gera indignação aos usuários;
- Buzz secreto, que gera expectativa sobre uma novidade exclusiva ainda não divulgada.
Quais são as vantagens do buzz marketing
A empresa que decide aplicar a estratégia buzz marketing consegue gerar maior visibilidade sobre a marca, e aumentar o engajamento dos usuários em torno de seus serviços e produtos.
No entanto, os benefícios da abordagem não se resumem a isso. Quando aplicada corretamente, a estratégia buzz marketing pode ajudar a:
- – Criar antecipação e expectativa em relação a lançamentos de produtos e serviços;
- – Reforçar a autoridade da marca ao torná-la foco em conversas e discussões;
- – Ampliar o impacto de campanhas;
- – Fixar uma mensagem na mente do consumidor, podendo influenciá-lo em uma decisão de compra;
- – Atrair novos potenciais compradores;
- – Destacar a marca diante de concorrentes ao entregar uma experiência única e memorável.
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Quando aplicar o buzz marketing
O buzz marketing pode ser aplicado sempre que a empresa quiser expandir o seu alcance, introduzir um novo produto no mercado, promover eventos especiais, ou atrair a atenção do público-alvo sobre um determinado tema, como sustentabilidade, igualdade social, etc.
Além disso, a empresa também pode recorrer à abordagem caso deseje destacar suas inovações — como investimentos em IA e outras tecnologias —, posicionar a marca como líder no segmento, ou aproveitar e acompanhar as tendências atuais do mundo digital.
Qual a diferença entre buzz marketing e marketing viral
Uma vez que a proposta do buzz marketing é fazer os usuários compartilharem informações sobre produtos e serviços espontaneamente, as pessoas podem confundir essa estratégia com o marketing viral, que também utiliza canais e plataformas digitais para promover negócios e produtos.
Nesse caso, qual seria a diferença entre buzz marketing e marketing viral?
A resposta é o tempo de propagação…
No buzz marketing, a propagação de um produto, serviço ou marca é mais sutil, pois é desencadeada a partir de ações (online ou offline) que geram curiosidade, excitação e engajamento.
Entretanto, no marketing viral, a propagação é quase que imediata, pois envolve a entrega de conteúdo altamente compartilhável e viral, como vídeos, fotos e memes.
Além disso, vale dizer que no marketing viral, a empresa não consegue ter controle sobre as ações dos usuários, pois a viralização depende exclusivamente do nível de interesse e engajamento deles. Mas no buzz marketing, é possível ter esse controle, pois as ações serão desencadeadas pelas estratégias planejadas de marketing.
Exemplos de buzz marketing
Muitas empresas já aplicaram a estratégia buzz marketing e obtiveram sucesso em suas campanhas. A Coca-Cola é um desses exemplos.
Em 2010, ao instalar máquinas automáticas que ofereciam surpresas aos usuários, como flores e brindes, a Coca-Cola criou momentos de felicidade espontânea, que foram amplamente compartilhados no canal do YouTube.
A Starbucks é outra marca exemplo. Ao escrever o nome do cliente no copo, entregar cartões-fidelidade e proporcionar ambientes acolhedores com wi-fi gratuito, a empresa conseguiu criar uma narrativa que até hoje os clientes adoram compartilhar nas redes sociais.
Como viralizar produtos e serviços seguindo os pilares do buzz marketing
A estratégia buzz marketing é fundamentada em cima de quatro pilares-chave: despertar a curiosidade do público-alvo, gerar confiança sobre a marca, estimular o compartilhamento espontâneo de conteúdo, e viralizar.
Tendo isso em mente, preparamos 5 ações que podem ser aplicadas pela sua empresa para viralizar produtos e serviços. Confira!
1- Criatividade na experiência do cliente
Já pensou em oferecer uma embalagem de produto personalizada? Investir em um ambiente mais aconchegante? Ou produzir um cardápio totalmente instagramável?
Essas ações podem melhorar a experiência que o cliente tem com a marca, estimular a publicação de fotos e vídeos nas redes sociais, e atrair a atenção de usuários e novos potenciais compradores.
2- Conteúdo viral
Além de investir na experiência do cliente, que tal apostar em publicações divertidas que podem ser compartilhadas a outras pessoas? Esses conteúdos podem ter o formato de vídeo, meme ou até mesmo carrosséis.
3- Elementos surpresas
Se você tiver um estabelecimento físico ou trabalhar com e-commerce, você também pode recorrer a elementos surpresas, como brindes, cartão-fidelidade ou convites para eventos, para desencadear o sentimento de exclusividade e estimulá-lo a publicar uma foto ou vídeo no seu perfil.
4- Desafios e competições
O que acha de desafiar os usuários a resolverem um enigma, montar um quebra-cabeça ou criar um conteúdo exclusivo para ganhar um prêmio?
Essas ações desencadeiam um senso de competição, e as pessoas podem se sentir motivadas a compartilhar seus resultados.
5- Colaboração com influenciadores
Além de recorrer às dicas acima, você também pode explorar o potencial dos influenciadores para divulgar a marca, produto ou serviço.
Aqui você pode convidar uma personalidade do seu nicho de atuação, ou fechar parcerias para gravar e publicar vídeos divertidos em conjunto.
Conclusão
O buzz marketing é uma importante estratégia para inserir no planejamento de marketing da sua empresa.
Seu desenvolvimento vai envolver bastante trabalho e pesquisa? Sim, mas você pode simplificar todo o processo ao contratar uma agência especializada em realizar essas ações de impacto e gerenciar suas redes sociais.
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