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Live commerce: conheça essa forma inovadora de vender na internet!

Você conhece o live commerce? Essa é uma forma de aproveitar a interação das redes sociais para vender ao vivo. Entenda como funciona!
live commerce

Você conhece o live commerce? Essa é uma forma interessante de vender, já que não somente aumenta o volume de pedidos, mas também permite se conectar e fidelizar os clientes. Se esses são os seus objetivos, essa é uma tendência de vendas pela internet em que vale a pena ficar de olho. Porém, se você não tem tanto tempo e nem conhecimento para estudar o assunto, ele pode ser um pouco confuso.

Então, continue lendo este post. Nele, você aprenderá como funciona um live commerce na prática, além de suas principais vantagens. Assim, você pode ter uma noção mais clara se essa opção é viável para o seu modelo de negócio.

Como funciona um live commerce?

Essa é uma tendência que não é nova, já sendo muito explorada em alguns países, como China e Estados Unidos, mas que vem chegando ao Brasil. Por aqui, ela começou a ser adotada por empresas gigantes do mercado de varejo, como a Magazine Luiza. Na Black Friday de 2019, a empresa contou com o apresentador Luciano Huck para fazer um live commerce.

A partir dessa notícia, já dá para ter uma noção do que é o live commerce. Basicamente, é a união entre o streaming e o e-commerce, vendendo os produtos online, por meio de uma transmissão ao vivo. Essa é uma forma de diminuir o impacto de um dos problemas do e-commerce, que é o distanciamento entre o produto e o cliente. Nesse caso, como é um programa ao vivo, dúvidas podem ser respondidas imediatamente.

Quais os recursos que podem ser usados ao fazer um live commerce?

Apesar de parecer complexo, esse não é o caso. Usar esse recurso não é caro e nem muito difícil. Primeiramente, o ideal é trabalhar com as redes sociais, pois elas representam uma ferramenta natural para as transmissões ao vivo. Facebook, Instagram e YouTube são ótimos, pois permitem o contato direto com os usuários. Logo, vale a pena escolher as redes mais usadas pelo seu público ou, pelo menos, aquelas em que mais existe interação.

Também é sempre bom ter pessoas para apresentar a sua live e facilitar a interação com o público. A Magazine Luiza usou o Luciano Huck, mas, convenhamos, ele deve ser meio caro.

Uma boa dica é apostar nos influenciadores, especialmente nos micro ou nos especialistas no seu produto. Existe uma relação interessante de que quanto menor é o influenciador, maiores são a sua aproximação e a interação com o público. Encontrar uma personalidade ligada ao seu nicho é uma ótima forma de se conectar também.

Outro ponto principal é escolher uma ferramenta que permita a interação. Diversos recursos da live, como o chat, possibilitam essa troca, que, geralmente, é muito rica. Existem ótimas vantagens, já que, durante a live, as perguntas podem eliminar objeções que o público tem sobre o seu produto. Ou seja, é uma forma de potencializar as vendas.

Quais são as outras vantagens do live commerce?

Além do aumento das vendas, existem outras vantagens dessa prática. A maioria gira em torno do aspecto social das lives, como veremos a seguir:

  • há mais compartilhamentos orgânicos, o que significa que mais pessoas participam da live sem custo adicional;
  • há um reforço da fidelização e da relação com a empresa no longo prazo;
  • o cliente pode ver o produto de forma prática e até sendo usado ao vivo;
  • é possível adicionar outros elementos, como a gamificação, para o processo ser ainda mais interativo. Um exemplo é implementar quizzes em troca de prêmios ou descontos especiais;
  • há uma captação de leads, mesmo que o usuário não compre. Nesse caso, ele ofereceu informações de contato para participar da live.

Como deu para perceber, o live commerce é uma ótima forma de vender online. Ele aproveita a evolução da tecnologia e das ferramentas para fazer streaming, a fim de trazer uma experiência ainda mais próxima do usuário. Assim, chama mais atenção para o evento e atrai mais tráfego de forma totalmente orgânica.

Gostou do post? Então, compartilhe-o nas redes sociais para ajudar mais pessoas a conhecerem esse modelo inovador.

Psiu!

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