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Aprenda como fazer um relatório de vendas completo e eficiente

A tomada de decisões em um negócio deve ser sempre baseada em informações claras e eficientes, por isso o relatório de vendas é tão importante. Leia!
Como fazer um relatório de vendas

A tomada de decisão em um negócio deve ser sempre baseada em informações claras e eficientes. Todos os dados levantados apresentam alguma utilidade e saber como fazer um relatório de vendas depende diretamente da assertividade ao coletar aspectos relevantes para o empreendimento.

Do setor comercial até os canais de venda, passando pelo marketing, atendimentos e outros segmentos corporativos, o relatório ajuda a entender o real impacto das estratégias colocadas em prática.

O crescimento constante e sustentável de uma marca só é possível quando se segue o rumo certo, de preferência com amparo no desempenho recente da própria companhia. Continue conosco e fique por dentro da elaboração de relatórios de vendas!

Elenque as principais informações

Antes de tudo, define-se uma meta principal. Ela pode englobar uma avaliação sobre o item mais vendido do mês, o desempenho do time de vendas, a quantidade de conversões de leads oriundos do site e inúmeras outras questões.

A partir daí, é necessário mapear os dados a serem coletados para responder a pergunta feita. Relatórios buscam criar uma visão sistêmica da empresa, portanto você pode usar como fontes de informação os vendedores, canais de vendas, formas de pagamento, despesas, filiais etc.

Encontrar esses dados fica muito fácil quando a empresa trabalha com um sistema automatizado de vendas, assunto que veremos ainda neste post.

Estabeleça as métricas de vendas

Sem métricas, é impossível saber como fazer um relatório de vendas. Elas desempenham função crucial para todo o processo, orientando a avaliação que o documento permite aos gestores.

E vale lembrar: cada métrica deve ser adequada à realidade do negócio. Afinal de contas, há algumas capazes de se encaixar perfeitamente em um caso mas, em outro, não representar nenhuma informação útil.

Entre as principais e mais comuns métricas, podemos citar as seguintes:

  • taxa de conversão de vendas;
  • ticket médio;
  • CAC – Custo de Aquisição de Clientes;
  • LTV – Lifetime Value;
  • faturamento;
  • novos clientes;
  • volume de prospecção.

Padronize o formato do relatório

A clareza na linguagem usada no relatório é essencial para a interpretação correta do seu conteúdo. Todos os pontos de acompanhamento devem ser padronizados nesse sentido e, uma alternativa interessante, é a divisão em blocos, por exemplo.

Enquanto alguns dos tais blocos podem abordar de maneira mais rígida as informações comerciais consideradas mais relevantes para o negócio, outros podem trabalhar com a sazonalidade, exigindo atenção apenas em determinado período do ano.

Uma demonstração válida é o volume de vendas por canal, capaz de apontar sazonalidades comerciais, além de ajudar a entender os impactos da atuação de concorrentes e de falhas estratégias que demandam correção imediata.

Use uma ferramenta de CRM

Mencionamos automação em um dos tópicos anteriores, certo? O CRM vai por esse caminho: a sigla é ligada ao inglês Customer Relationship Management — em português, Gestão de Relacionamento com o Consumidor.

Trata-se de um software que reúne dados de clientes de maneira 100% automatizada, transmitindo aos funcionários informações detalhadas sobre a base de consumidores. Outro recurso é a apresentação das interações anteriores com cada um, visando um contato sempre mais personalizado e assertivo.

Com um CRM, a elaboração do relatório de vendas ganha um grande acréscimo de agilidade, facilitando o acompanhamento da jornada dos leads. Sendo mais rápido, assim, o processo de identificação da abordagem ideal em cada estágio da jornada para concretizar vendas.

Agora que conferiu os principais passos para saber como fazer um relatório de vendas eficiente, basta colocá-los em prática e observar os resultados aparecendo. Em um universo corporativo cuja competitividade só aumenta, o investimento em atualização e em ferramentas modernas pode representar o diferencial da sua marca no mercado.

Se gostou do post, aproveite a visita ao blog e confira quatro tendências de vendas pela internet que você não pode ignorar!

Psiu!

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