A escolha dos canais de atuação da sua empresa no meio digital é um passo muito importante da sua estratégia. Conhecer as suas opções e decidir pelas melhores é algo essencial para conquistar bons resultados.
Um blog corporativo é um canal de comunicação muito útil e vantajoso. Por meio dele, você pode desenvolver uma estratégia de publicação de conteúdo próprio com foco em atrair o seu público-alvo e mantê-lo engajado com a sua marca em seu espaço.
Esse trabalho pode ser feito para atender a empresas de diversos segmentos diferentes, já que todas as áreas têm pautas que podem ser exploradas em blogposts. Basta compreender as necessidades e os interesses de seu público e atendê-los em seu blog corporativo. Quer saber mais acerca do tema? Continue a leitura!
Quais as vantagens de ter um blog corporativo?
Está em dúvida se vale a pena investir em um blog para seu negócio? É possível aproveitar uma série de benefícios ao começar a trabalhar com esse canal de comunicação.
Veja, a seguir, as principais vantagens de ter um blog para sua empresa.
Melhora na posição no Google
Cada publicação feita no seu blog corporativo pode emplacar boas posições no ranking do Google para pesquisas relacionadas ao seu conteúdo. Isso fará com que mais pessoas possam descobrir o seu site e o seu negócio, especialmente aquelas interessadas no seu assunto.
Ótimo custo-benefício
Manter um blog corporativo não custa nada, já que você pode aproveitar o domínio do site que você já tem. Fazer publicações requer apenas um envolvimento de tempo, podendo gerar excelentes resultados como retorno. Isso faz com que seja possível ter um ótimo custo-benefício ao trabalhar com um blog empresarial.
Aumento de autoridade
As pessoas naturalmente enxergam uma empresa que publica conteúdo de qualidade em um blog como uma autoridade em sua área. Afinal, é um processo que exige pesquisa e conhecimento sobre o tema, algo capaz de ampliar a sua credibilidade junto a essas pessoas.
Alta versatilidade de conteúdo
As suas publicações no blog corporativo podem assumir diversas formas, indo desde blogposts informativos até fotos, vídeos e outras. Cabe a você definir o que faz mais sentido para as características do seu negócio e as expectativas do seu público.
Como trabalhar com um blog corporativo adequadamente?
Agora que você já conhece as vantagens de ter um blog corporativo em sua empresa, o próximo passo é saber como utilizá-lo corretamente. Afinal, a aplicação de uma boa estratégia é fundamental para obter bons resultados.
Conheça, a seguir, o que você deve fazer para usar corretamente um blog empresarial.
Produza um conteúdo relevante
O seu blog corporativo será muito atrativo ao seu público-alvo se trouxer um conteúdo que seja relevante para ele. Faça um exercício de empatia ao considerar o que essas pessoas estão buscando e querem ler em seu espaço.
Capriche no SEO
Para que o conteúdo do seu blog corporativo apareça em buscas relevantes no Google, você precisa garantir que suas páginas estejam devidamente otimizadas. Aplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas) com foco em palavras-chave estratégicas.
Divulgue seu conteúdo
Para começar a ter audiência em seu blog corporativo, é importante que você crie o hábito de divulgar os seus posts. Use os demais canais de comunicação que a sua empresa já mantém, como as redes sociais e o e-mail marketing.
Aprenda com os seus resultados
Depois de trabalhar por algum tempo com o seu blog corporativo, comece a acompanhar os seus resultados para aprender mais sobre as preferências do seu público. Veja quais tipos de posts tiveram mais acessos, compartilhamentos e comentários e procure aprender com essa informação.
Ter um blog para sua empresa é algo fundamental para consolidar a comunicação da sua empresa em um espaço que é apenas dela. Leve em conta as informações deste artigo e tome uma decisão favorável a essa ferramenta tão poderosa.
Quer aprender mais sobre como aprimorar sua atuação no meio digital? Confira 5 dicas de como melhorar o marketing digital da sua empresa aqui no blog.