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B2B e B2C: saiba o que é e suas diferenças

Saiba neste conteúdo o que é B2B e B2C e como esses dois conceitos têm tudo a ver com a sua estratégia de marketing e vendas.
2b e b2c o que é

Ao lidar com estratégias de marketing e vendas, é fundamental não só ter em mente o público que você pretende atingir como também em qual segmento ele se encontra. É por isso que você precisa saber o que é B2B e B2C.

Essas duas siglas representam âmbitos distintos em que uma estratégia pode atuar. Existem grandes diferenças de abordagem em cada uma delas e cometer algum erro ao selecioná-las pode prejudicar seriamente os seus resultados.

Quer saber mais sobre o que é B2B e B2C? Então, confira o artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas para elaborar suas estratégias!

O que é B2B?

A sigla B2B significa business-to-business, ou de negócio para negócio e, português. É um termo usado para se referir a estratégias ou modelos que envolvam interações entre empresas e potenciais fornecedores.

Por exemplo, uma empresa de móveis para escritório se situa no meio B2B, já que a sua fonte de negócios se dá a partir de outras corporações. Essa particularidade faz com que seja necessário desenvolver estratégias específicas para impactar quem toma decisões de compras sobre o mobiliário da empresa, como o marketing pelo LinkedIn.

O que é B2C?

O termo B2C significa business-to-consumer, ou de negócio para o consumidor. Envolve toda e qualquer abordagem que busque atingir o público convencional, ou seja, pessoas físicas.

Pense em uma loja de artigos eletrônicos. Ela busca vender primariamente para pessoas físicas. Portanto, as suas estratégias são voltadas para abordagens que sejam atrativas para o consumidor médio, levando em conta as suas características particulares.

Por que essa diferença é importante?

Antes de começar qualquer estratégia de marketing ou de vendas, é fundamental ter ideia se ela é B2B ou B2C.

Uma estratégia de marketing com foco em B2B precisa considerar como ela pode ter a sua solução considerada pelas empresas. É necessário contar com as iniciativas que consigam atingir quem toma essas decisões internamente, além de oferecer as melhores condições para aquisições recorrentes e fidelizar esse cliente.

Já no âmbito B2C, as possibilidades são mais abrangentes. Tudo dependerá dos objetivos da marca e das fatias de público que ela pretende atingir com os seus produtos ou serviços. O processo não é tão burocrático quanto aquele do B2B, mas ainda assim é preciso usar os argumentos corretos e mostrar o quanto a sua oferta agrega valor.

Além disso, é importante reforçar que, apesar de B2B ter “business” no nome, ainda assim sim lida com pessoas. É tão importante quanto em qualquer outro tipo de estratégia entender as necessidades do seu público-alvo e oferecer aquilo que ele está precisando na abordagem certa. Manter uma relação comercial depende de um bom relacionamento nesse aspecto.

Agora que você já sabe o que é B2B e B2C, pode começar a estruturar a sua estratégia ao direcioná-la para o segmento apropriado. Cada área tem as suas particularidades, o que exige um aprofundamento da sua parte para elaborar a melhor ideia para gerar os resultados que você deseja.

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