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O que é automação de marketing e quais seus benefícios?

Quer saber quais são os principais benefícios da automação de marketing? Confira o artigo que preparamos para você e descubra!
automação de marketing

A automação de marketing é um conceito ligado à maior eficiência e agilidade na comunicação da empresa com o público. O marketing digital requer cada vez mais excelência no atendimento e relacionamento com o consumidor, visto que, quanto mais pessoas realizam compras pela Internet, o uso de tecnologias passa a ser mais necessário na hora de atender a toda essa demanda.

Como veremos a seguir, a automação de marketing é benéfica tanto para a empresa como para o cliente. Em um cenário tão competitivo como os meios digitais, é fundamental lançar mão de soluções capazes de direcionar o consumidor em todas as fases do funil de vendas, da atração até o fechamento de algum negócio. Para conhecer melhor esses benefícios, continue a leitura do nosso artigo até o final!

O que é automação de marketing?

São todos aqueles conjuntos de tecnologias responsáveis por automatizar processos manuais e repetitivos voltados para a comunicação entre empresa e consumidor. Dessa forma, é possível atender e se relacionar com uma grande quantidade de pessoas, mas sem perda de qualidade, e ainda com personalização. Dentre os principais exemplos de automação de marketing podemos citar:

  • chatbots, bastante usados em blogs e sites para um contato inicial com o público;
  • disparo automático de e-mails, fundamental quando se tem uma lista de contatos grande a ser nutrida de informações;
  • agendamento de postagens em redes sociais.

Quais os benefícios da automação de marketing?

Um atendimento escalável e de qualidade passa, necessariamente, pelo uso da automação de marketing. Além disso, os colaboradores se dedicam a atividades mais estratégicas e criativas, uma vez que rotinas manuais e suscetíveis a erros passam a ser feitas por um software.

Acompanhe, a seguir, as principais vantagens da automação de marketing.

Nutrição de leads

Por meio do chamado workflow, ou fluxo de trabalho, é possível automatizar o funil de vendas, de modo a nutrir a audiência com conhecimentos e informações relevantes. Dessa forma, os leads avançam na jornada de compra até o momento de entrar em contato com um atendente humano, aumentando as chances do fechamento de um negócio.

Redução do ciclo de vendas

A automação de marketing também é responsável por simplificar e reduzir o ciclo de vendas. Na prática, isso implica que o tempo de negociação entre cliente e vendedor será menor, visto que o consumidor já se nutriu o suficiente de informações que o fizeram chegar à decisão de fechar uma compra. Por consequência, o colaborador não só passa a atender mais pessoas, como também presta um serviço mais qualificado e personalizado.

Integração dos canais de comunicação

Quando se trabalha com dados centralizados, o trabalho se torna muito mais ágil e produtivo. A integração permite que todas as interações do consumidor com a empresa sejam registradas em um histórico, o que torna o acesso às informações muito mais rápido, impactando diretamente a qualidade de atendimento e reduzindo o tempo de espera dos clientes.

A automação de marketing contribui para a maior eficiência e agilidade na comunicação da empresa com o público. Trata-se, portanto, de um meio indispensável na hora de nutrir leads, reduzir o ciclo de vendas e integrar canais de comunicação. Para otimizar as suas estratégias de marketing, aumentando o faturamento e a base de clientes, conte conosco da Agência Jokerman!

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