Você está por dentro das atualizações das redes sociais? São tantas novidades, que às vezes não é fácil acompanhar tudo ao mesmo tempo, não é mesmo? Por isso, é importante ficar de olho nas notícias.
A velocidade dessas mudanças é tão rápida quanto a revolução tecnológica e todos os anos somos “presenteados” com novidades que fazem com que as agências de marketing digital precisem atualizar constantemente suas estratégias.
Por isso, separamos para você as principais atualizações das redes sociais para manter você informado sobre tudo. Então, vem com a gente e confira as principais novidades. Boa leitura!
⠀
1. Redução do alcance orgânico no Facebook
A redução do alcance orgânico do Facebook tem acontecido gradativamente e, hoje, publicações não impulsionadas atingem apenas cerca de 5% das pessoas que curtiram a sua fanpage. Isso cria um desafio para a gestão de mídias sociais.
A redução, claro, é proposital, uma vez que as empresas precisam investir em anúncios para atingir seu público, resultando em um maior faturamento da empresa de Mark Zuckerberg. A segmentação, porém, está cada vez mais detalhada para que a mensagem chegue, de fato, a quem precisa.
⠀
2. Facebook agora é Meta
Se você ainda não estava sabendo, agora está: o Facebook é um produto Meta e essa mudança tem como objetivo se encaixar no “metaverso” e aproveitar a expansão de experiências de imersão no mundo digital, como, por exemplo:
- ⠀• Realidade aumentada (RA);
- ⠀• Realidade virtual (RV);
- ⠀• Recursos gráficos 3D.
- ⠀
Contudo, a rede social continuará sendo chamada de Facebook, então não se preocupe, o nome não mudará. Essa mudança faz parte das atualizações das redes sociais e aconteceu apenas no nome corporativo do negócio, que antes era Facebook Inc e agora é Meta.
⠀
3. Mais importância para os vídeos
Os vídeos ganharam mais destaque nas plataformas. Por isso, o Instagram, por exemplo, está fazendo uma série de atualizações para estimular a produção desse tipo de conteúdo. Inclusive, agora, o Reels permite vídeos de até 90 segundos.
A intenção dessas mudanças é estimular a criação de vídeos rápidos e conteúdos originais com humor, dublagem de músicas, cenas de filme e muito mais seguindo as tendências do TikTok.
Inclusive, dentre as atualizações das redes sociais está a descontinuação da ferramenta de vídeo IGTV, optando pela integração dos vídeos diretamente no Instagram e com visualização em tela cheia.
⠀
4. Novidades no feed do Instagram
O Instagram atualmente está testando um novo formato de feed, que exibe os conteúdos em tela cheia no mesmo estilo do TikTok. Essa atualização ainda está em fase de testes, mas se for aprovada, deve chegar em breve para os usuários.
O objetivo desse novo formato é priorizar conteúdos em vídeo – os conhecidos Reels no Instagram. Contudo, as imagens também aparecerão em tela cheia para o usuário da plataforma, seguindo os hábitos de consumo atuais.
Outra novidade, é que agora é possível fixar até três posts no Instagram, assim, o usuário pode destacar seus conteúdos de forma mais estratégica.
Além disso, foi implementado o botão de orçamentos na plataforma. Esse recurso irá ajudar perfis comerciais na hora de receber pedidos orçamentários para os seus serviços.
⠀
5. Novidades no Twitter
O Twitter está lançando um novo recurso que permite ao usuário remover marcações em postagens. Ou seja, a pessoa vai poder se desmarcar de qualquer menção feita em tweets de outras pessoas. Finalmente a plataforma nos ouviu, não é mesmo?
Outra novidade, é o recurso de coautoria em publicações na plataforma que permite até dois autores. Os “CoTweets” já está disponível para testes nos EUA e ainda não tem data para ser lançado no Brasil.
⠀
6. Conteúdos para assinantes
Dentre todas as novidades, a possibilidade de monetização com conteúdos para assinantes nas redes sociais, é uma das opções mais animadoras. Um bom exemplo disso é o Twitter Blue, que oferece funções exclusivas para quem assina.
Além disso, o Instagram também lançou sua própria ferramenta chamada de “Subscriptions”. Ela possibilita que produtores de conteúdo digital, criem conteúdos originais e exclusivos para seus assinantes por um valor fixo de R$ 27,90/mês.
O Facebook também entrou nessa onda e possibiliza a monetização de grupos na plataforma. Ou seja, é possível que administradores de comunidades cobrem mensalidade dos seguidores.
Além disso, está em teste a possibilidade de criar tweets com até 2.500 caracteres, incrível, né? Esse recurso será chamado de Notes. Essas foram apenas algumas atualizações das redes sociais em 2022, mas vem muito mais por aí.
Para ficar sempre por dentro e se destacar, é importante prestar atenção às novidades em sites de tecnologia e monitorar suas redes. O sucesso das estratégias de marketing digital depende do bom uso das ferramentas disponíveis.
Quer deixar sua audiência bem informada também? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais.