Você pensa em fazer um atendimento humanizado ao paciente? Embora seja uma decisão importante, nem sempre é fácil de ser colocada em prática. Várias instituições têm processos que são pouco claros ou agradáveis para os pacientes, o que dificulta uma experiência humanizada.
Neste texto, você entenderá o que é um atendimento humanizado e quais são as principais técnicas que podem ser realizadas para conseguir essa experiência. Veja agora como tirar sua ideia do papel. Boa leitura!
O que é atendimento humanizado ao paciente?
Pode-se dizer que um atendimento humanizado é aquele que preza pelo cuidado integral do paciente, pressupondo que a qualidade do tratamento estará em união ao relacionamento que o paciente e seus familiares terão com a equipe médica.
Quando o paciente se sente bem no ambiente em que está inserido, a tendência é que ele confie mais em cada parte do tratamento prescrito, aumentando as chances de que as práticas sejam bem-sucedidas.
Quais os desafios?
Os principais desafios para as instituições que desejam realizar um atendimento humanizado estão ligados a forma com que os hospitais e clínicas pensam cada parte do atendimento dos pacientes.
Em vez de pensar apenas na parte técnica, é necessário colocar o bem-estar dos usuários em primeiro lugar, pensando em quais condições eles podem corresponder melhor aos tratamentos e se sentirem mais valorizados.
Na prática, isso muda a forma até mesmo com que os funcionários da portaria e limpeza lidam com os pacientes e seus familiares. Ou seja, toda gestão deve ser modernizada.
Quais são as melhores dicas?
Como você viu, não é simples realizar um atendimento humanizado. Entretanto, isso não significa que seja impossível realizá-lo. Veja, agora, algumas das principais dicas para colocar a estratégia em ação.
Olhe nos olhos o paciente
Se você quer que os pacientes se sintam mais valorizados, é fundamental que cada colaborador os olhe nos olhos. Essa é uma das formas para que os pacientes se sintam respeitados e no mesmo nível de quem está prestando o atendimento.
Crie programas de medicina preventiva
O atendimento se torna mais humano quando a instituição pensa em práticas menos invasivas e preventivas para garantir qualidade de vida para os pacientes. Ao fazer campanhas informativas que ajudem os usuários a prevenirem doenças ou a fazer tratamentos em estágios ainda iniciais, os pacientes terão que passar menos tempo em tratamento, o que aumentará a experiência deles com o serviço recebido.
Além disso, os custos com medicina preventiva são menores se comparados aos tratamentos.
Tenha uma comunicação clara
Ter um atendimento humanizado é, em poucas palavras, lembrar-se de que está se comunicando com um ser humano. Ou seja, a comunicação precisa ser clara e objetiva, de forma que eles entendam plenamente o teor da conversa.
Com atendimento pouco claro, os usuários ficam com dúvidas que fazem com que as tomadas de decisão sejam mais difíceis ou realizadas de maneira inadequada para a situação.
Agora que você sabe o que é um atendimento humanizado ao paciente e como colocá-lo em vigor, é hora de planejar para que todas as ações atinjam o objetivo traçado. Lembre-se de que os próprios usuários são peças-chave para conseguir melhorar os resultados.
Quer melhorar ainda mais? Veja como elaborar estratégias de pós atendimento na área da saúde.