Você deseja aumentar a interação com seus clientes em potencial, para que eles acreditem na missão do seu negócio e vejam seus produtos e serviços como vantajosos para a vida deles? Então você precisa conhecer agora mesmo o que é Inbound Marketing.
Neste post, mostraremos o conceito desse tipo de marketing, como ele funciona, quais são as principais vantagens e por onde começar. Se você quer aumentar a presença online do seu negócio, continue com a gente e boa leitura!
O que é Inbound Marketing?
A base do Inbound Marketing (Marketing de Atração) é criar e compartilhar conteúdo para um público-alvo definido. O principal objetivo é obter a permissão do usuário (cliente em potencial) para se comunicar com ele de maneira direta, visando a um relacionamento duradouro e lucrativo para a empresa.
Ou seja, o Marketing de Atração é toda estratégia para atrair o seu cliente em potencial com conteúdo relevante, em vez de interrompê-lo em suas atividades cotidianas (como acontece com o marketing tradicional).
Quais são suas principais ferramentas?
Várias ferramentas podem servir para atrair mais pessoas para sua empresa. Somente a criatividade da sua equipe pode limitar a atuação. Mas podemos dizer que os principais recursos utilizados são:
- blog posts;
- SEO (otimização para mecanismos de busca);
- redes sociais;
- call to actios;
- landing pages;
- e-mail marketing;
- automação de marketing;
- materiais ricos;
- e-mails personalizados;
- conteúdos relevantes,
- newsletters;
- canais de comunicação aberta.
Como ele é executado?
O Inbound Marketing normalmente é dividido em quatro partes: atração, conversão, venda e encantamento. Entenda, agora, como cada fase funciona.
- Atração: conquistar visitantes valiosos para a empresa;
- Conversão: transformar visitantes em contatos, a fim de criar um relacionamento sólido e duradouro;
- Venda: converter os leads (com o perfil da empresa e interessados em seus produtos) em clientes;
- Encantamento: oferecer uma boa experiência ao cliente para fidelizá-lo e transformá-lo em promotor da marca.
Quais são suas principais vantagens?
Existem muitas vantagens em praticar o Inbound Marketing. Uma delas é conseguir atrair 3 vezes mais leads, pagando até 62% menos. Quer mais? Veja uma lista de benefícios para o seu negócio:
- alcançar o público ideal para o seu negócio;
- gerar um relacionamento mais próximo dos seus clientes;
- aumentar o poder de persuasão para vender mais;
- diminuir o tempo necessário para vender seus produtos;
- aumentar a média de compras;
- economizar recursos de marketing;
- entender, de forma concreta, quais são os resultados e o que fazer para otimizá-los.
Por onde começar?
Antes de tudo, o ideal é que a sua empresa tenha um plano de negócios organizado. Defina, com um estudo de mercado, quais são os objetivos do seu negócio e em quanto tempo você pretende alcançá-los.
Além disso, é importante estipular um orçamento para o marketing e escolher quais serão as mídias utilizadas. Elas devem refletir o ambiente em que o seu público-alvo mais passa tempo conectado.
Busque, também, elaborar um calendário de publicações para que você saiba o que e quando será postado. A partir dos dados obtidos, entenda quais são os melhores horários para fazer as postagens.
Ou seja, o primeiro passo para ter sucesso com Inbound Marketing é um estudo criterioso da sua própria empresa, do mercado atual e, principalmente, do público a ser alcançado. Assim, você se destacará da concorrência e aumentará as chances de crescimento do seu negócio.
Curtiu aprender o que é Inbound Marketing? Que tal receber mais conteúdos como este na sua caixa de entrada? É só assinar agora mesmo a nossa newsletter e aproveitar!