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Aprenda o que é o Inbound Marketing, suas vantagens e metodologia

Você deseja aumentar a interação com seus clientes em potencial, para que eles acreditem na missão do seu negócio e vejam seus produtos e serviços como vantajosos para a vida deles? Então você precisa conhecer agora mesmo o que é Inbound Marketing.

Neste post, mostraremos o conceito desse tipo de marketing, como ele funciona, quais são as principais vantagens e por onde começar. Se você quer aumentar a presença online do seu negócio, continue com a gente e boa leitura!

O que é Inbound Marketing?

A base do Inbound Marketing (Marketing de Atração) é criar e compartilhar conteúdo para um público-alvo definido. O principal objetivo é obter a permissão do usuário (cliente em potencial) para se comunicar com ele de maneira direta, visando a um relacionamento duradouro e lucrativo para a empresa.

Ou seja, o Marketing de Atração é toda estratégia para atrair o seu cliente em potencial com conteúdo relevante, em vez de interrompê-lo em suas atividades cotidianas (como acontece com o marketing tradicional).

Quais são suas principais ferramentas?

Várias ferramentas podem servir para atrair mais pessoas para sua empresa. Somente a criatividade da sua equipe pode limitar a atuação. Mas podemos dizer que os principais recursos utilizados são:

  • blog posts;
  • SEO (otimização para mecanismos de busca);
  • redes sociais;
  • call to actios;
  • landing pages;
  • e-mail marketing;
  • automação de marketing;
  • materiais ricos;
  • e-mails personalizados;
  • conteúdos relevantes,
  • newsletters;
  • canais de comunicação aberta.

Como ele é executado?

O Inbound Marketing normalmente é dividido em quatro partes: atração, conversão, venda e encantamento. Entenda, agora, como cada fase funciona.

  • Atração: conquistar visitantes valiosos para a empresa;
  • Conversão: transformar visitantes em contatos, a fim de criar um relacionamento sólido e duradouro;
  • Venda: converter os leads (com o perfil da empresa e interessados em seus produtos) em clientes;
  • Encantamento: oferecer uma boa experiência ao cliente para fidelizá-lo e transformá-lo em promotor da marca.

Quais são suas principais vantagens?

Existem muitas vantagens em praticar o Inbound Marketing. Uma delas é conseguir atrair 3 vezes mais leads, pagando até 62% menos. Quer mais? Veja uma lista de benefícios para o seu negócio:

  • alcançar o público ideal para o seu negócio;
  • gerar um relacionamento mais próximo dos seus clientes;
  • aumentar o poder de persuasão para vender mais;
  • diminuir o tempo necessário para vender seus produtos;
  • aumentar a média de compras;
  • economizar recursos de marketing;
  • entender, de forma concreta, quais são os resultados e o que fazer para otimizá-los.

Por onde começar?

Antes de tudo, o ideal é que a sua empresa tenha um plano de negócios organizado. Defina, com um estudo de mercado, quais são os objetivos do seu negócio e em quanto tempo você pretende alcançá-los.

Além disso, é importante estipular um orçamento para o marketing e escolher quais serão as mídias utilizadas. Elas devem refletir o ambiente em que o seu público-alvo mais passa tempo conectado. 

Busque, também, elaborar um calendário de publicações para que você saiba o que e quando será postado. A partir dos dados obtidos, entenda quais são os melhores horários para fazer as postagens.

Ou seja, o primeiro passo para ter sucesso com Inbound Marketing é um estudo criterioso da sua própria empresa, do mercado atual e, principalmente, do público a ser alcançado. Assim, você se destacará da concorrência e aumentará as chances de crescimento do seu negócio.

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