Entre todos os estágios para uma estratégia de marketing bem-sucedida, a análise de concorrência é um importante processo para o sucesso no mercado. Isso acontece, pois, é impossível conquistar e manter clientes sem a noção que há outras empresas realizando o mesmo trabalho que você.
Nesse ponto, cabe a gestão avaliar o que fazer para se destacar nesse meio tão competitivo que é abrir um negócio. A melhor maneira não é só apresentar um produto/serviço de qualidade, é também estar atento para o que os seus concorrentes estão fazendo sem perder a sua individualidade.
Neste texto, vamos mostrar para você como é possível fazer a sua análise de concorrência. Confira!
Qual é a importância de analisar a estratégia de marketing e posicionamento da concorrência?
O mercado é inevitavelmente competitivo, são diversas empresas oferecendo literalmente o mesmo produto, então é urgente a necessidade de se destacar. Utilizar uma boa estratégia de divulgação pode ser muito eficaz, mas não eliminará a concorrência. Será preciso ser mais direcionado para conseguir atingir bons resultados e analisar quem faz o mesmo que você é uma dessas formas.
Essa é uma tática que pode trazer resultados bastante interessantes, além de permitir que a sua empresa entenda o que a faz diferente das demais. Ela também ajuda a:
- melhorar as estratégias do seu negócio;
- mostrar qual é a sua posição no mercado;
- apresentar quais são as características e deficiências de seus concorrentes;
- descobrir o que falta e quais são os pontos positivos da sua própria estratégia.
Entenda que durante esse processo, você colherá informações importantes, inclusive, sobre como as outras empresas produzem seus conteúdos. Porém, isso não significa que fazer essa análise é copiá-los, o objetivo é entender como elas funcionam.
4 boas práticas para fazer a análise de concorrência de forma adequada
Para te ajudar a entender o que você precisa fazer para começar a analisar a sua concorrência, separamos 4 dicas. Vamos lá?
Defina quem são os concorrentes
Aqui é importante compreender que existem dois tipos de concorrentes. Os primeiros são os diretos, aqueles que vendem os mesmos produtos e serviços que os seus. Já os segundos são as empresas que até têm serviços diferentes, mas o conteúdo é direcionado para o mesmo nicho que o seu. Essa é uma noção importante de se ter nessa etapa, pois será necessário determinar essas diferenças.
Mapeie suas estratégias
Depois de descobrir quem são as empresas que competem no mesmo mercado que o seu, agora é hora de se aprofundar em relação às suas estratégias de marketing. Nesse processo, você terá que registrar as ações de publicidade delas.
O que eles fazem para atrair os clientes? Postam muitos textos? Utilizam mais recursos visuais em vídeos? Quais os temas que eles mais falam? São algumas perguntas que podem ser respondidas nesse momento.
Avalie a qualidade dos conteúdos
Esse é o momento de avaliar com mais profundidade os conteúdos produzidos pela concorrência. É interessante que você tenha uma escala de qualidade para poder analisar com mais assertividade.
Apesar de não ter uma fórmula, se atente para saber se o conteúdo reúne conceitos de marketing digital, como foco na persona, funil de vendas e estratégias SEO. Essa é uma boa forma de começar.
Anote o que eles fazem e você não
Como última parte, após avaliar bem o tipo e a qualidade do que a concorrência produz, é bom mensurar quais práticas deles são diferentes das suas. Avalie as que estão dando certo e também as que estão erradas. Isso ajudará a sua gestão a entender o que pode melhorar.
Vimos até aqui, como a análise de concorrência pode ajudar a sua empresa a ter uma noção mais clara de sua estratégia. Assim como entender quais são os pontos fortes e fracos das outras companhias do mercado.
É válido ressaltar que para a análise seja bem-feita, é fundamental a contratação de uma agência de marketing para ter os melhores resultados.
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