Você conhece os 5Cs do Marketing? Muito se fala sobre os 4Ps quando se trata do Mix de Marketing, mas, você sabia que é possível conduzir estratégias cada vez mais assertivas através dos 5Cs?
Isso porque ele oferece uma técnica que combina objetivos, clientes e estratégias da empresa na hora de tomar uma decisão. Diferentemente, dos 4Ps que tem o foco voltado para os negócios e produtos.
Por isso, neste post, você entenderá um pouco mais a respeito da evolução dessas estratégias e como funcionam os 5Cs do Marketing. Boa leitura!
Evolução do mix de marketing
O conceito Mix de Marketing surgiu no ano de 1960, através da definição dos seus quatro pilares – conhecidos como os 4Ps do Marketing e conduzidos por: preço, produto, praça e promoção.
Mais para frente, na década de 1990, surgiram os 4Cs com a intenção de aperfeiçoar a estratégia anterior e abrir margem para se analisar, não somente a empresa, mas também, o consumidor.
E como o mundo do marketing não para, o leque de estratégias se amplia cada vez mais, e com isso, surge a técnica dos 5Cs do Marketing. Esse conceito auxilia os profissionais da área na hora de tomar decisões e fazer análise a respeito do funcionamento do negócio.
Quais são os 5Cs do marketing?
Os 5Cs do marketing fazem parte do composto de marketing, técnica que envolve cinco fatores fundamentais, confira quais são eles e como aplicar:
Empresa
Nessa etapa é preciso analisar e identificar de forma cuidadosa a empresa, bem como o que diferencia ela das demais, pontos negativos e positivos.
- • Exemplo: Marca Y de produto de cabelo. Empresa que visa expandir seus negócios pelo Brasil. Possui produtos que acompanham as demandas populares, como: cruelty free, veganos e liberados.
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Clientes
Nesse momento se estuda os clientes, quem é o público-alvo, o que eles consideram como importante e de que forma a empresa pode atendê-los e direcionar seus produtos a eles.
- • Exemplo: A empresa Y possui clientes engajados em causas ambientais. Público-alvo são mulheres de 18 a 50 anos, acompanham as tendências e utilizam as redes sociais da marca. Buscam qualidade e produtos que atendam suas necessidades.
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Concorrentes
Essa parte é focada nos concorrentes, seja empresa, marca ou indivíduos. Identifica-se qual é a concorrência do seu negócio, bem como as estratégias usadas por eles.
- • Exemplo: A marca Y possui dois concorrentes diretos. Z já é estabelecida e W é emergente. Ambos oferecem produtos semelhantes, mas o que diferencia a marca Y é o uso de mais ativos naturais na composição dos produtos.
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Colaboradores:
Nessa etapa é possível perceber como sua equipe ajuda sua empresa a alcançar os objetivos, além de identificar quem são os outros colaboradores em potencial.
- • Exemplo: A empresa Y possui uma equipe adequada para uma empresa de pequeno-médio porte. Conta com funcionários, investidores, gerentes de operações, fabricantes, social media para redes sociais e redatores.
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Clima:
Nessa última etapa, analisam-se os fatores externos que não podem ser conduzidos pela sua empresa, como no caso da economia, legislação e tendências sociais.
- • Exemplo: O país pode passar por uma crise financeira a qualquer momento, existem novas leis que regulamentam a produção de produtos capilares. A marca Y acompanha as tendências conforme o surgimento delas.
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Agora que você conheceu um pouco mais sobre os 5Cs do Marketing e evolução das estratégias, que tal acompanhar o nosso blog? Assim você fica por dentro de todas as novidades da área!